Notícias

Encerramento do curso “Pedagogia dos Saraus”, com o autor e poeta Rodrigo Ciríaco, contou com presença de estudantes e famílias

Professores apresentaram relatos e estudantes interagiram com escritor em sarau literário

Publicado em: 20/09/2022 15h23 | Atualizado em: 20/09/2022
Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.

Rodrigo Ciríaco durante a formação

No último sábado (17) houve o encerramento do curso “Pedagogia Dos Saraus: Teoria, Prática Literária e Educativa”. Para essa conclusão, foi realizado um evento que contou com a presença do autor e poeta Rodrigo Ciríaco, além de cerca de 80 professores da Rede Municipal e 20 estudantes das EMEFs Prof. Henrique Mélega, Presidente Epitácio Pessoa, Heitor de Andrade, Chácara Turística, Júlio de Oliveira e Cassiano Ricardo, acompanhados, em alguns casos, de suas famílias.

O curso teve uma duração total de 25 horas, com realização entre agosto e setembro. Seu objetivo foi fornecer subsídios práticos e teóricos para a implementação de saraus nas escolas e proporcionar a reflexão sobre a prática docente na perspectiva de contribuição para as aprendizagens da linguagem oral. 

De acordo com o Currículo da Cidade de São Paulo de Língua Portuguesa, os saraus fazem parte do trabalho com a produção de textos orais, são espaços privilegiados de troca, produção poética e literária e proporcionam a autonomia e protagonismo de professores e estudantes. Então esse curso propõe reflexões sobre planejamentos e práticas literárias que proporcionem o trabalho com a leitura e a linguagem oral, considerando a variedade linguística da Língua Portuguesa. 

Os conteúdos programáticos para as aulas trataram da história, contextualização, diferentes formas de sarau, planejamento, aplicação de saraus em espaços educativos, preparação de novas práticas como SarauZim, Sarau-Formação e Sarau-Espetáculos.

O encerramento ocorreu no sábado, no Auditório da SME, lá os estudantes se apresentaram em um sarau literário, junto com os professores com seus relatos de prática. Eles puderam interagir e dividir palco com Rodrigo Ciríaco, que é idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, onde desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas estaduais e municipais.

Duas pessoas estão em cima de um palco e seguram um microfone. A direita está uma menina e a esquerda um menino. Ao fundo há um slide com imagem de pessoas de fundo e escrito "Pedagogia".

Estudantes fazem apresentação literária no último dia do curso Pedagogia dos Saraus

Notícias Mais Recentes

1 22 23 24 25 26 1.488