EMEI Parque Brasil inaugura o Bosque Arco-Íris

A área já pertencia à escola, porém era inutilizada. Após a sua revitalização, o espaço se tornou mais um ambiente pedagógico

Publicado em: 19/10/2021 10h00 | Atualizado em: 19/10/2021
Fotografia de uma professora e seus estudantes da EMEI sentados sobre uma toalha xadrez verde. Eles estão em um piquenique na área externa com grama, folhas secas e árvores. Ao fundo um homem está em pé, ele usa roupas e luvas verdes.

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque Brasil, localizada no bairro do Grajaú, zona sul da cidade, agora tem um novo espaço pedagógico: o Bosque Arco-Íris. A área já pertencia à escola, porém era inutilizada. De forma coletiva o bosque foi revitalizado e agora passa a integrar a rotina pedagógica das crianças.

A ideia da revitalização do espaço surgiu com a chegada dos gestores Jeferson dos Santos, diretor da EMEI, e do Coordenador Pedagógico, Junivan Rodrigues de Souza. “Observamos que a EMEI tinha um espaço maravilhoso a ser explorado pedagogicamente e criamos um acesso ao espaço que denominamos de “bosque”. A partir de então, conversamos com as professoras para garantir sua utilização na linha do tempo que contempla todos os espaços da escola”, disse o coordenador.

Antes da inauguração, as professoras promoveram um levantamento com as sugestões de nomes a partir da escuta das crianças, em seguida promoveram uma eleição direta para que cada um pudesse exercer seu protagonismo ao decidir pelo nome. Entre os nomes que concorriam com o nome ganhador estavam Bosque dos Dinossauros e Bosque Homem Aranha.

Para Junivan, foi uma realização muito importante e que contribuirá efetivamente para as aprendizagens dos cerca de 500 meninas e meninos matriculados na EMEI. “Agora o espaço faz parte da linha do tempo de todas as turmas. No Bosque Arco-Íris as crianças poderão participar de experiências de exploração da natureza, valorizar o meio ambiente e serem estimulados à sua preservação. Temos que cuidar deste espaço que é tão raro numa cidade como São Paulo”, completa o educador.

No dia 24 de setembro, data em que iniciou a primavera, as crianças fizeram um delicioso piquenique e participaram da plantação de espécies e flores e árvores frutíferas. Foram inseridos no espaço mudas de mangueira, limão siciliano, manacá, brasileirinha e hibisco Amarelo.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação