Notícias
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Unidade localizada em Heliópolis promove vivências diárias que reforçam a importância dos contextos literários na Educação Infantil
Publicado em: 25/04/2025 12h21 | Atualizado em: 25/04/2025
O contato com a literatura é um momento acolhedor e repleto de memórias afetivas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade do Sol, localizada em Heliópolis, zona sul da capital paulista, através do Projeto Formando Leitores que promove vivências diárias com as crianças para ampliar o repertório cultural e incentivar o desenvolvimento do comportamento leitor desde a primeira infância. A unidade atende diariamente mais de 440 crianças e o projeto mobiliza toda a comunidade escolar.
A iniciativa surgiu a partir das formações e momentos de estudos sobre a importância de incluir os contextos literários na Educação Infantil e então as educadoras estruturam propostas que envolvessem toda a comunidade escolar e os familiares. A primeira iniciativa foi a “Biblioteca Circulante” em que as crianças levam para casa livros de sua escolha para ler junto com as famílias. No “Dia da Família na Escola” a unidade promoveu um momento em que as crianças e as famílias personalizaram juntos a sacola que as crianças utilizam para levar as obras.
“As crianças levam o livro e depois voltam sempre carregando a sacolinha ali personalizada que é deles, e representa a família deles, então isso tornou o momento mais único e importante, se fosse uma pasta qualquer ou uma sacola igual para todo mundo não ia ter o mesmo significado”, enfatizou a Coordenadora da unidade, Mariana Maia. Depois as crianças também são convidados a compartilhar com a turma como foi a experiência com a leitura e com quem compartilharam esse momento.
Outra proposta do projeto é a “Leitura Simultânea” em que as crianças terão a oportunidade de escolher as histórias que querem ouvir e serão contadas em diversos espaços que serão preparados de forma atrativa. Cada professora vai colar um cartaz com a história e os pequenos vão colocar o nome no livro que preferirem. “A gente aproveita e já trabalha a proposta de linguagem escrita. Cada um vai usar uma estratégia para promover uma forma deles terem vez e escolherem qual história eles vão participar”, destacou Mariana.
As propostas de leitura também acontecem diariamente na unidade por meio da contação de histórias, além da organização dos espaços com livros e gibis em locais acessíveis para manuseio das crianças de forma livre e aconchegante.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
25 CEUs da capital recebem sábado sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Relacionadas

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel