Notícias

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Unidade localizada em Heliópolis promove vivências diárias que reforçam a importância dos contextos literários na Educação Infantil

Publicado em: 25/04/2025 12h21 | Atualizado em: 25/04/2025
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

O contato com a literatura é um momento acolhedor e repleto de memórias afetivas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade do Sol, localizada em Heliópolis, zona sul da capital paulista, através do Projeto Formando Leitores que promove vivências diárias com as crianças para ampliar o repertório cultural e incentivar o desenvolvimento do comportamento leitor desde a primeira infância. A unidade atende diariamente mais de 440 crianças e o projeto mobiliza toda a comunidade escolar. 

A iniciativa surgiu a partir das formações e momentos de estudos sobre a importância de incluir os contextos literários na Educação Infantil e então as educadoras estruturam propostas que envolvessem toda a comunidade escolar e os familiares. A primeira iniciativa foi a “Biblioteca Circulante” em que as crianças levam para casa livros de sua escolha para ler junto com as famílias. No “Dia da Família na Escola” a unidade promoveu um momento em que as crianças e as famílias personalizaram juntos a sacola que as crianças utilizam para levar as obras. 

“As crianças levam o livro e depois voltam sempre carregando a sacolinha ali personalizada que é deles, e representa a família deles, então isso tornou o momento mais único e importante, se fosse uma pasta qualquer ou uma sacola igual para todo mundo não ia ter o mesmo significado”, enfatizou a Coordenadora da unidade, Mariana Maia. Depois as crianças também são convidados a compartilhar com a turma como foi a experiência com a leitura e com quem compartilharam esse momento. 

Outra proposta do projeto é a “Leitura Simultânea” em que as crianças terão a oportunidade de escolher as histórias que querem ouvir e serão contadas em diversos espaços que serão preparados de forma atrativa. Cada professora vai colar um cartaz com a história e os pequenos vão colocar o nome no livro que preferirem. “A gente aproveita e já trabalha a proposta de linguagem escrita. Cada um vai usar uma estratégia para promover uma forma deles terem vez e escolherem qual história eles vão participar”, destacou Mariana.

As propostas de leitura também acontecem diariamente na unidade por meio da contação de histórias, além da organização dos espaços com livros e gibis em locais acessíveis para manuseio das crianças de forma livre e aconchegante. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Dengue Vacina

Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto

Publicado em: 15/08/2025 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)

Publicado em: 15/08/2025 11h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Publicado em: 15/08/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação

professora orienta aluno em atividade

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Publicado em: 15/08/2025 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)

“Agosto Literário” reúne escritores na EMEI D. Pedro I

Publicado em: 15/08/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.558