Notícias

EMEF Professor Laerte Ramos de Carvalho realiza sarau

A professora Paloma Andrade organizou um sarau com os estudantes do Ensino Fundamental II e professores da Unidade Escolar

Publicado em: 09/05/2023 13h29 | Atualizado em: 24/05/2023

Desde 2018, a Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Paloma Andrade realiza semestralmente saraus na EMEF Professor Laerte Ramos de Carvalho com as crianças do Ciclo Interdisciplinar e Autoral – ou seja, do 6° ao 9° ano. São encontros para ler poesias e compartilhar músicas. Essas atividades ocorrem na quadra da escola e são direcionadas conforme o contexto em que estão inseridas. No dia 08/05, esse evento ocorreu novamente e fez muito sucesso entre os estudantes.

Alunos reunidos na quadra da EMEF Prof. Laerte Ramos para o sarau

Alunos reunidos na quadra da EMEF Prof. Laerte Ramos para o sarau realizado no dia 08/05

Para a docente, tais atividades são extremamente relevantes para o amadurecimento das pessoas, já que, nas palavras dela, “a arte é libertária e permite às pessoas se expressarem e emitirem seu ponto de vista sobre o mundo”. Como complemento a essa visão da professora, Isabel Nogueira Godinho, assistente de direção, declarou em nome da equipe gestora da escola: “A expressão através da arte é muito rica e permite o desenvolvimento inclusive das habilidades socioemocionais, além de promover o protagonismo das crianças e jovens, dentro de uma perspectiva de acolhimento e de equidade. Isso é importante para o envolvimento deles na sua própria aprendizagem, em uma ação inclusiva e de valorização da diversidade”.

 

Na ocasião, as músicas foram escolhidas pelos alunos – com a orientação da professora, e houve a opção da leitura de poesias autorais, que foi o caso de uma menina que leu seu poema que tratava sobre a intolerância religiosa, atitude que comoveu os ouvintes. Além disso, alguns estudantes também tocaram instrumentos, como “Asa Branca”, de Gonzaguinha, na flauta.

Professora Paloma Andrade ajudando a aluna que tocou flauta

Professora Paloma Andrade ajudando a aluna que tocou “Asa Branca”, de Gonzaguinha, na flauta

A iniciativa foi chamada de Sarau Força Jovem pelas crianças e tem feito bastante sucesso. Até um logotipo foi desenhado pelos próprios alunos para representar esses saraus, sendo que houve uma votação para decidir o escolhido. Para Paloma, esse engajamento e participação dos estudantes é muito importante: “Eu acredito na representatividade e na oportunidade de as pessoas se expressarem de diferentes formas para elas conseguirem amadurecer e exporem seus sentimentos para os outros. Essa articulação coletiva é essencial para os alunos ampliarem seu repertório sociocultural e para aprofundarem os vínculos de amizade entre eles”.

Logotipo do Sarau Força Jovem, criado pelos alunos para representar os saraus EMEF Professor Laerte

Logotipo do Sarau Força Jovem, criado pelos alunos para representar os saraus

Neste sarau as apresentações não foram exclusivas dos estudantes, alguns professores se juntaram e cantaram músicas brasileiras como “Evidências”, de Chitãozinho e Chororó, e “Tempo Perdido”, da Legião Urbana. Na visão da POSL, esse tipo de atitude dos educadores foi fundamental para que as crianças tivessem a oportunidade de reconstruírem a imagem que tinham de seus pedagogos.

Professores reunidos durante o sarau cantando

Professores reunidos durante o sarau cantando “Evidências”, de Chitãozinho e Chororó, e “Tempo Perdido”, da Legião Urbana

Afirmando que o grande objetivo dos saraus é dar protagonismo às crianças e as possibilitar de se expressarem através da arte, seja pela música ou pela poesia, Paloma disse que o projeto tem muito potencial para tornar as escolas mais acolhedoras para os estudantes: “Nos saraus, assuntos sérios são tratados de uma forma mais ‘leve’, e a reflexão entre as crianças é ainda maior justamente por ser feita entre os colegas. Elas gostam quando junta todo mundo, e o Sarau Força Jovem pode fazer com que elas se sintam mais acolhidas pela escola, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico e pessoal”.

Alunos se apresentando durante o sarau da EMEF Prof. Laerte Ramos

Alunos se apresentando durante o sarau da EMEF Prof. Laerte Ramos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Uma professora senta em uma roda sorrindo com um grupo de bebês em uma sala de aula.

Resultados de provas objetivas para cargos de ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 01/03/2024 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.428