Notícias

EMEF Prof. João Carlos da Silva Borges realiza 1º Mostra da Diversidade: (Re)Leituras de Frida Khalo

A partir da história da pintora mexicana, estudantes criam produções artísticas coletivas

Publicado em: 17/08/2018 17h40 | Atualizado em: 30/11/2020

FRIDA_740X430.jpg

Buscando superar preconceitos por meio da cultura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. João Carlos da Silva Borges, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realiza a 1º Mostra da Diversidade: (Re)Leituras de Frida Khalo.

A iniciativa tem curadoria dos professores Marcos Rogério Martins Costa, de Língua Portuguesa, e Maria Nazaré Giannella Cataldi, de Artes. Utilizando vídeos sobre a história de vida de Frida Khalo, os estudantes criaram produções artísticas coletivas, de acordo com a faixa etária, inspiradas pela Pop Art ou com o uso de nanquim e lápis de cor.

Além disso, a escola recebeu do Museu da Diversidade parte do acervo itinerante da exposição “Todos podem ser Frida”, da artista Camila Fontenele Miranda, que partiu da experiência de registrar pessoas comuns com adornos, cenários e acessórios inspirados em Frida Kahlo.

“Os estudantes fizeram o caminho de releitura igual ao que a artista Camila fez”, explica Cristiane Juciara Siniscalcki, Coordenadora Pedagógica. Como destaca a diretora Ana Lúcia Modolo Szewczyk, o desenvolvimento dos trabalhos partiu dos questionamentos dos alunos em relação à diversidade sobre a beleza, o corpo e a cultura do modelo ideal de estética. Com sutileza, também foi abordada a forma de amar de Frida. Além disso, também se pontuou como a pintora mexicana foi uma mulher participativa e crítica das questões sociais.

“Essa mostra é parte de um trabalho maior. Ele contempla essa questão da diversidade. A criança vem aqui e vê o outro. Ela também é protagonista – se fotografa e vê o seu próprio trabalho”, complementa Cristiane.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Governo aberto nas escolas. ilustração de uma lâmpada conectada à diferentes pessoas. Na parte interior da lâmpada o mapa da cidade de São Paulo.

Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios

Publicado em: 20/09/2021 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma apresentação de teatro de fantoches, crianças estão sentadas de costas para quem vê a fotografia e de frente para o palco da apresentação que está no quadrante direito superior a fotografia. As crianças usam máscara de proteção individual e estão mantendo distanciamento social.

SME e Detran-SP promovem Semana Nacional do Trânsito em CEUs da capital

Publicado em: 20/09/2021 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (30)

Migração, Racismo e Xenofobia são temas de curso promovido pela SME

Publicado em: 20/09/2021 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.190