Notícias
EMEF Pedro Teixeira trabalha a questão do Meio Ambiente em TCA
Tema foi definido após pesquisa realizada com a comunidade onde a escola está inserida
Publicado em: 26/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 3 de dezembro, aconteceu o evento de encerramento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo deste ano.
No início de 2016, os profissionais de Educação da EMEF Pedro Teixeira realizaram uma pesquisa socioeconômica com a comunidade do Jardim Santana, comunidade onde a unidade está inserida, para obter melhor informações sobre o seu perfil. Entre as perguntas, foram solicitadas sugestões de temas a serem desenvolvidos no Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). A maioria dos entrevistados sugeriu o tema “Meio Ambiente”.
“Com o meio ambiente figurando como tema principal, foi possível trabalhar outros subtemas como: enchente e caos urbano, lixo eletrônico, água e energia, poluição, os 3 Rs e doenças. Os educandos escolheram os subtemas que gostariam de estudar e os professores orientadores se especializaram em um tema para o atendimento e orientação desses educandos”, explica o Coordenador Pedagógico Renato Barbosa da Silva.
Os alunos realizaram pesquisas na unidade escolar e pesquisas de campo. A turma do 6º ano A, por exemplo, acompanhada pela professora orientadora Maria do Carmo no subtema “Enchente e caos urbano”, visitou a Subprefeitura de São Miguel para entrevistar os agentes da Defesa Civil na busca de informações e encaminhamentos sobre a situação da comunidade local. Também visitaram outros órgãos e empresas, como a SABESP e a Eletropaulo, na busca de informações sobre a atuação desses profissionais quando em situação de risco e quais soluções apontam para as mesmas.
As turmas dos 9º anos (Enchente e caos urbano), orientados pela professora Avani, saíram a campo e depois das pesquisas elaboraram um vídeo em que entrevistam pessoas da comunidade nos locais de enchente em um dia de chuva.
Após as pesquisas, os alunos produziram materiais a partir do reaproveitamento de diversos produtos, trabalho também realizado sob a orientação dos professores orientadores de turma. Além do evento de encerramento, os resultados das pesquisas foram apresentados no Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque São Carlos.
Veja as galerias de fotos:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Relacionadas

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)
Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências
Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo
Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga