Notícias

EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto “Inventário das Árvores do Modesto” para engajar estudantes na agenda climática

O projeto foi estruturado em etapas integradas, com foco no protagonismo estudantil e na valorização da pesquisa científica

Publicado em: 22/10/2025 17h00 | Atualizado em: 22/10/2025
EMEF Modesto Scagliussi

Em sintonia com a crescente mobilização global em torno das mudanças climáticas, especialmente neste ano em que o Brasil sedia a COP30, a EMEF Modesto Scagliussi, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, desenvolveu o projeto “Inventário das Árvores do Modesto”, com o objetivo de inserir a comunidade escolar no debate sobre sustentabilidade e a importância das árvores no enfrentamento à crise climática.

A iniciativa foi conduzida com o envolvimento direto dos estudantes, professores e equipe gestora, destacando a relevância das árvores que compõem o ambiente escolar não apenas como parte da paisagem, mas como elementos essenciais para a regulação térmica, absorção de carbono, produção de oxigênio e conservação da biodiversidade. 

“A proposta partiu da ideia de que as árvores presentes em nossa escola não são apenas parte da paisagem, mas cumprem funções ambientais essenciais. Compreender e valorizar esses papéis tornou-se um ponto de partida para discutir com os estudantes a importância das soluções locais frente a problemas globais”, explica a equipe pedagógica da unidade. 

Etapas do Projeto 

Imagem com uma mão em uma horta

O projeto foi estruturado em diversas etapas integradas, com foco no protagonismo estudantil e na valorização da pesquisa científica: 

Mapeamento inicial: os alunos foram divididos em grupos para percorrer os espaços da escola, identificando e registrando todas as árvores presentes. O levantamento contabilizou 258 árvores plantadas no ambiente escolar. Em seguida, foram selecionadas 23 espécies para análise mais aprofundada.

Pesquisa e identificação: com apoio de aplicativos e plataformas digitais de reconhecimento botânico, os estudantes caracterizaram cada uma das 23 espécies, observando aspectos como altura, formato das folhas, presença de flores, frutos e outras características morfológicas. 

  Produção de conteúdo e placas informativas: os alunos produziram postagens com as informações pesquisadas para as redes sociais da escola e confeccionaram placas de identificação instaladas junto às árvores. Cada placa contém o nome popular, o nome científico, a origem da espécie e um QR Code que direciona para as postagens com informações detalhadas. 

Circuito de Observação das Árvores: como culminância do projeto, foi criado um circuito guiado dentro da escola, com um croqui que orienta o percurso pelas espécies identificadas. A proposta permite que estudantes, professores e membros da comunidade escolar explorem as áreas verdes com um olhar investigativo, promovendo a observação da natureza e a compreensão das funções ecológicas das árvores. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Criança brinca em uma rede com equipamentos de proteção

Turismo de aventura chega ao CEU Alvarenga nos dias 11 e 12 de outubro

Publicado em: 09/10/2025 12h35 - em CEU e COCEU

imagem com o braço de uma pessoa escrevendo em um caderno

SME abre processo seletivo para Coordenador(a) de Polo de Formação nos CEUs

Publicado em: 08/10/2025 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto com quatro mulhares formando um círculo. Elas estão no pátio de um escola, que tem gravuras pintadas no chão. Elas estão sorrindo para a câmera.

Programa Mães Guardiãs fortalece mulheres e transforma realidades na rede municipal

Publicado em: 07/10/2025 1h11 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

imagem com uma mulher negra segurando um caderno e um tablet
CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com encontros de multilinguagem

CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com encontros de multilinguagem

Publicado em: 06/10/2025 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

1 20 21 22 23 24 1.602