Notícias

EMEF Mario Rangel promove Dia da Família na Escola com plantio de mudas em sintonia com a COP 28

Ação envolveu a comunidade escolar na plantação de 30 mudas de árvores, promovendo a conscientização ambiental.

Publicado em: 11/12/2023 18h29 | Atualizado em: 11/12/2023
Fotografia de uma família plantando muda no terreno da EMEF Mario Rangel

No último dia 9 de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mario Rangel, no Capão Redondo, foi palco de uma iniciativa ambiental que envolveu estudantes, pais e professores. O Dia da Família na Escola contou com uma ação de plantio de 30 mudas, que reforçou os laços entre a comunidade escolar, mas também contribuiu para a conscientização ambiental, alinhando-se aos esforços globais destacados na COP 28.

A ação teve apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que doou quatro mudas de árvores, enquanto as outras 26 foram adquiridas pela própria unidade educacional. Foram plantadas espécies diversas como laranja Bahia, laranja pera, limão siciliano, limão taiti, hibisco, variegata, dama da noite, palmeira, entre outras. 

O diferencial do evento foi a participação ativa da comunidade, que compareceu à unidade educacional durante o evento do Dia da Família na escola. Cada família teve a oportunidade de plantar uma muda e inserir uma plaquinha com o seu sobrenome, simbolizando a contribuição para um ambiente mais verde, mas também a importância da cooperação familiar, dentro e fora da escola, na construção de práticas educacionais e sustentáveis.

Para a diretora da unidade, Erika Costa Santos, partilhar com as famílias e estudantes esse momento de valorização da natureza e do ambiente escolar foi muito significativo. “Acompanhar os avanços e conquistas de nossa comunidade e construir de modo coletivo a identidade da escola torna o trabalho cada vez mais prazeroso e impulsiona a desbravar novas possibilidades. Os educandos, com suas famílias, deixaram suas marcas e isso intensifica em todos o sentimento de pertencimento, a autoestima dos estudantes e o desenvolvimento  integral, comemora a gestora. 

Além de proporcionar uma experiência educativa e comunitária, o plantio de mudas na EMEF Mario Rangel evidenciou o comprometimento da escola com as questões ambientais, demonstrando que ações locais podem contribuir significativamente para objetivos globais, como os discutidos na COP 28. 

Sobre a COP 28

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 28, representa, em âmbito internacional, o principal fórum para discussão de questões de mudança climática. Em 2023 ela ocorre entre os dias 30/11 e 12/12 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Outras atividades

Em paralelo à plantação de mudas, o Dia da Família na Escola contou com oficinas, feira de livros e contação de histórias. Para fortalecer os laços e promover a interação, as famílias também puderam desfrutar de um almoço especial. 

Essas atividades reforçam o comprometimento da escola não apenas com a educação ambiental, mas com o bem-estar e o convívio harmonioso entre todos os envolvidos na comunidade escolar.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442