Notícias
EMEF Jardim Fontalis produz conteúdo jornalístico sobre a Copa do Mundo
Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto
Publicado em: 03/07/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Fontalis, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, produzem cartazes e programas jornalísticos sobre os jogos da Copa do Mundo 2018. Educação Física, Geografia e Informática Educativa são os pilares centrais das atividades do projeto.
As ações do Projeto Copa do Mundo na EMEF Jardim Fontalis iniciaram em maio e envolvem os estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, destacando a integração entre os componentes curriculares de Educação Física, com as professoras Nathalia Chaves Gomes, Suellen Jéssica e Carol Guedes, Informática Educativa, com o Professor Hervy Vicente da Silva e o Projeto Imprensa Jovem, com os Professores Valdimir Pinheiro e, também, Hervy.

Nas aulas de Informática Educativa, os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos produziram cartazes digitais para serem veiculados nas mídias sociais da escola, enquanto os dos 6º e 7º anos produziram cartazes para serem afixados nas paredes da EMEF. Informações socioculturais dos países e curiosidades sobre a Copa foram adicionadas ao material. Uma competição de futebol foi desenvolvida com alunos dos 5º e 6º anos, com equipes masculinas e femininas e, em uma ação coletiva, estudantes, professores e equipe de gestão também fizeram a revitalização da quadra poliesportiva. Pisos e paredes foram pintados com marcações das diversas modalidades olímpicas.
Com os adolescentes dos 8º e 9º anos e participantes do Projeto de Imprensa Jovem, foram produzidos pequenos noticiários em vídeo sobre as rodadas da Copa do Mundo, em formato de mesa redonda e boletins diários. Os estudantes tiveram espaço aberto para fazer comentários sobre as disputas e dar palpites sobre os jogos.

O professor de Informática Educativa, Hervy da Silva, conta que o conjunto de atividades desenvolvidas em torno da Copa do Mundo está ampliando a bagagem sociocultural dos estudantes e estimulando um pensamento mais complexo sobre a diversidade mundial. Ele cita como exemplo a análise social feita entre os países Islândia e Nigéria. Os estudantes perceberam que, no primeiro país, 99% da população é alfabetizada, enquanto, no segundo, apenas 60% lê e escreve.
Para ter acesso a mais atividades desenvolvidas na EMEF Jardim Fontalis, acesse este link.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME publica normas para a atribuição de profissionais da educação em 2026
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Projeto “Nhandecy - A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Relacionadas
Aperfeiçoamento para professores de inglês
Publicado em: 16/06/2016 10h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Plateia SME – edição 15 de junho
Publicado em: 16/06/2016 9h31 - em CEU e COCEU
Educadores da DRE Ipiranga participam de formação em jogos e brincadeiras indígenas
Publicado em: 16/06/2016 9h20 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
DIPED da DRE Guaianases realiza segundo seminário “Currículo Integrador das Infâncias Paulistanas”
Publicado em: 16/06/2016 9h16 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Domingueira Sertaneja no CEU Casa Blanca
Publicado em: 15/06/2016 3h20 - em CEU e COCEU