Notícias

EMEF Dr. Abrão Huck promove 4ª Festa do Livro

Dois dias de troca de livros e brincadeiras com a temática de contos de fada

Publicado em: 05/12/2017 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

abrao_740_x_430.jpg

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Abrão Huck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a 4ª Festa do Livro. Criado especialmente para os 450 alunos do 1º ao 4º ano, foram pensados dois dias de troca de livros e brincadeiras, com direito a um jogo de tabuleiro exclusivo para o evento.

Idealizado pela Profª Glória Andrade Pinhal, a ideia da festa foi apresentada aos demais professores no ano passado e, desde então, foi aperfeiçoada a ideia. No segundo semestre deste ano, começou a preparação dos alunos, em paralelo aos preparativos dos bastidores do evento. Durante esses meses, as crianças assistiram a filmes de contos de fada, tema da celebração.

O jogo foi um dos protagonistas da festa. Dividido em 30 fases, os alunos tinham que preencher fichas a respeito dos contos de fada e, ao completar, iam jogar no tabuleiro, desenhado à mão por uma aluna da escola, vetorizado e depois confeccionado em madeira. Para serem representados no jogo, cada sala votou em um personagem para ser o peão da turma. O tabuleiro e as peças foram produzidos por meio de uma parceria da escola com a FAB LAB do CEU Heliópolis.

No dia 30, a primeira leva de alunos participou do jogo. Para preencher as fichas, eles tinham que pegar códigos espalhados pela escola. “Ontem [quinta 30 de novembro], as duas primeiras fases foram complicadas. Mas, quando chegou a terceira, eles já tinham pegado o jeito e foi um barato”, disse a professora Glória Andrade.

No segundo dia da 4ª Festa do Livro, o corpo docente desfilou com fantasias de personagens dos contos de fadas trabalhados em sala, o que tornou a dinâmica do jogo um pouco diferente. “Hoje, esses códigos são pessoas. O meu é autoridade, então os alunos que vierem procurar a Rainha de Copas [personagem do filme “Alice no País das Maravilhas”] pegam essa palavra, preenchem a ficha e vem jogar no tabuleiro”, explicou a professora Evellym Ludvig da Silva, que participou junto com a professora Glória de toda a preparação do evento.

A pontuação foi definida da seguinte maneira: ao jogar, foram anotados os pontos que os alunos faziam no tabuleiro. Com uma escala pré-estabelecida que definia a equivalência entre moedas e pontos, era depositada a quantidade correspondentes de moedas – também personalizadas com o tema da festa – nos potes de cada sala. No final, com base nessa quantidade, foi construído o placar final do jogo. Como prêmio, haviam baús numerados de 1º a 15º lugar, com livros para cada aluno das 15 salas que participaram da dinâmica.

abrao_2_740x430.jpg

Colaboração – A professora Glória e a professora Evellym tiveram a ajuda da professora de Artes, Juliana Amorim, e da professora Sandra Cristina Silva Rebelo para a preparação do evento, além da colaboração do FAB LAB do CEU Heliópolis e dos alunos monitores do 5º ano e do Fundamental II que, durante seis meses, reuniram-se diariamente para organizar o grande dia.

Além da festa, aconteceu a troca de livros. “Eles trouxeram livros para doação durante três meses. Conforme o livro trazido, eles pegam o dinheiro feito especialmente para o evento e, na lojinha, trocam por outros livros disponíveis”, explicou Evellym. Por exemplo, ao doar um gibi, o aluno teve o direito de levar para casa outro gibi.

Além dos livros da premiação do jogo e daqueles adquiridos na loja, cada aluno também recebeu um marca página personalizado com as personagens dos filmes e um álbum de figurinhas. “Foram mais de 30 mil figurinhas cortadas. Conforme eles foram fazendo as etapas do jogo, eles já levaram as figurinhas para completar o álbum”, comentou Glória.

As professoras também receberam mimos: ganharam um CD com uma homenagem feita por seus alunos acompanhado de um bombom. Durante a tarde de sexta, se reuniram na sala multiuso para assistir, com seus respectivos alunos, aos vídeos.

abrao_3_740x430.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440