Notícias

EMEF Dr. Abrão Huck promove 4ª Festa do Livro

Dois dias de troca de livros e brincadeiras com a temática de contos de fada

Publicado em: 05/12/2017 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

abrao_740_x_430.jpg

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Abrão Huck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a 4ª Festa do Livro. Criado especialmente para os 450 alunos do 1º ao 4º ano, foram pensados dois dias de troca de livros e brincadeiras, com direito a um jogo de tabuleiro exclusivo para o evento.

Idealizado pela Profª Glória Andrade Pinhal, a ideia da festa foi apresentada aos demais professores no ano passado e, desde então, foi aperfeiçoada a ideia. No segundo semestre deste ano, começou a preparação dos alunos, em paralelo aos preparativos dos bastidores do evento. Durante esses meses, as crianças assistiram a filmes de contos de fada, tema da celebração.

O jogo foi um dos protagonistas da festa. Dividido em 30 fases, os alunos tinham que preencher fichas a respeito dos contos de fada e, ao completar, iam jogar no tabuleiro, desenhado à mão por uma aluna da escola, vetorizado e depois confeccionado em madeira. Para serem representados no jogo, cada sala votou em um personagem para ser o peão da turma. O tabuleiro e as peças foram produzidos por meio de uma parceria da escola com a FAB LAB do CEU Heliópolis.

No dia 30, a primeira leva de alunos participou do jogo. Para preencher as fichas, eles tinham que pegar códigos espalhados pela escola. “Ontem [quinta 30 de novembro], as duas primeiras fases foram complicadas. Mas, quando chegou a terceira, eles já tinham pegado o jeito e foi um barato”, disse a professora Glória Andrade.

No segundo dia da 4ª Festa do Livro, o corpo docente desfilou com fantasias de personagens dos contos de fadas trabalhados em sala, o que tornou a dinâmica do jogo um pouco diferente. “Hoje, esses códigos são pessoas. O meu é autoridade, então os alunos que vierem procurar a Rainha de Copas [personagem do filme “Alice no País das Maravilhas”] pegam essa palavra, preenchem a ficha e vem jogar no tabuleiro”, explicou a professora Evellym Ludvig da Silva, que participou junto com a professora Glória de toda a preparação do evento.

A pontuação foi definida da seguinte maneira: ao jogar, foram anotados os pontos que os alunos faziam no tabuleiro. Com uma escala pré-estabelecida que definia a equivalência entre moedas e pontos, era depositada a quantidade correspondentes de moedas – também personalizadas com o tema da festa – nos potes de cada sala. No final, com base nessa quantidade, foi construído o placar final do jogo. Como prêmio, haviam baús numerados de 1º a 15º lugar, com livros para cada aluno das 15 salas que participaram da dinâmica.

abrao_2_740x430.jpg

Colaboração – A professora Glória e a professora Evellym tiveram a ajuda da professora de Artes, Juliana Amorim, e da professora Sandra Cristina Silva Rebelo para a preparação do evento, além da colaboração do FAB LAB do CEU Heliópolis e dos alunos monitores do 5º ano e do Fundamental II que, durante seis meses, reuniram-se diariamente para organizar o grande dia.

Além da festa, aconteceu a troca de livros. “Eles trouxeram livros para doação durante três meses. Conforme o livro trazido, eles pegam o dinheiro feito especialmente para o evento e, na lojinha, trocam por outros livros disponíveis”, explicou Evellym. Por exemplo, ao doar um gibi, o aluno teve o direito de levar para casa outro gibi.

Além dos livros da premiação do jogo e daqueles adquiridos na loja, cada aluno também recebeu um marca página personalizado com as personagens dos filmes e um álbum de figurinhas. “Foram mais de 30 mil figurinhas cortadas. Conforme eles foram fazendo as etapas do jogo, eles já levaram as figurinhas para completar o álbum”, comentou Glória.

As professoras também receberam mimos: ganharam um CD com uma homenagem feita por seus alunos acompanhado de um bombom. Durante a tarde de sexta, se reuniram na sala multiuso para assistir, com seus respectivos alunos, aos vídeos.

abrao_3_740x430.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Criativos Na Escola

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições para trabalhos do ciclo autoral

Publicado em: 23/09/2021 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Educação convoca para escolha de escola mais aprovados em concurso

Publicado em: 23/09/2021 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (3)

SME oferece formação sobre Novo Ensino Médio para professores

Publicado em: 21/09/2021 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191