Notícias

EMEF Artur Neiva recebe a escritora Tati Santos de Oliveira

Visita realizada no âmbito do trabalho com a obra “A menina feita de nuvens”

Publicado em: 03/10/2018 17h48 | Atualizado em: 30/11/2020

escritora_tati_EMEF_artur_740_x_430.jpg

No dia 27 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Artur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, recebeu a visita da escritora Tati Santos de Oliveira, autora do livro “A menina feita de nuvens”.

A Professora Orientadora de Sala de Leitura, Glaucia Maria de Souza Basílio, após conhecer a obra, percebeu a possibilidade de trabalhar o tema da diversidade em sua Sala de Leitura, de acordo com o Currículo da Cidade de São Paulo e com as Matrizes dos Saberes, que apontam para a formação de cidadãos éticos, responsáveis, solidários e que fortaleçam a sociedade.

Nesta obra, a autora trata com sensibilidade e poesia a respeito do vitiligo, doença de pele que provoca a perda de pigmentação em várias partes do corpo e que muitas vezes causa estranhamento nas crianças. Ao trazer esta obra para sua aula, a professora Glaucia buscou proporcionar, aos estudantes, a oportunidade de refletir sobre a empatia, respeito, valorização de diferenças, acolhimento da diversidade e fortalecimento de vínculos.

Durante a leitura do livro, os estudantes ouviram a história manuseando uma porção de algodão, que virou trabalho artístico. Após a atividade, foi realizada uma roda de conversa sobre as diferenças. Alguns estudantes dos 4°anos efetuaram a leitura da obra para todos os funcionários da escola.

A professora registrou toda a atividade por meio de vídeos e fotos. O material foi enviado para a escritora que prontamente respondeu muito emocionada com a repercussão do livro na escola. Na visita à unidade educacional, a escritora conversou com todos os alunos do ciclo de alfabetização sobre o motivo que a levou a escrever o livro e como diagramou e ilustrou o mesmo. A autora trouxe bottons e exemplares que foram sorteados entre as crianças.

“A experiência foi fantástica tanto para os estudantes como para a escritora, que agradeceu imensamente a oportunidade e prometeu retornar”, conta Glaucia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655