Notícias

EMEF Artur Neiva recebe a escritora Tati Santos de Oliveira

Visita realizada no âmbito do trabalho com a obra “A menina feita de nuvens”

Publicado em: 03/10/2018 17h48 | Atualizado em: 30/11/2020

escritora_tati_EMEF_artur_740_x_430.jpg

No dia 27 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Artur Neiva, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, recebeu a visita da escritora Tati Santos de Oliveira, autora do livro “A menina feita de nuvens”.

A Professora Orientadora de Sala de Leitura, Glaucia Maria de Souza Basílio, após conhecer a obra, percebeu a possibilidade de trabalhar o tema da diversidade em sua Sala de Leitura, de acordo com o Currículo da Cidade de São Paulo e com as Matrizes dos Saberes, que apontam para a formação de cidadãos éticos, responsáveis, solidários e que fortaleçam a sociedade.

Nesta obra, a autora trata com sensibilidade e poesia a respeito do vitiligo, doença de pele que provoca a perda de pigmentação em várias partes do corpo e que muitas vezes causa estranhamento nas crianças. Ao trazer esta obra para sua aula, a professora Glaucia buscou proporcionar, aos estudantes, a oportunidade de refletir sobre a empatia, respeito, valorização de diferenças, acolhimento da diversidade e fortalecimento de vínculos.

Durante a leitura do livro, os estudantes ouviram a história manuseando uma porção de algodão, que virou trabalho artístico. Após a atividade, foi realizada uma roda de conversa sobre as diferenças. Alguns estudantes dos 4°anos efetuaram a leitura da obra para todos os funcionários da escola.

A professora registrou toda a atividade por meio de vídeos e fotos. O material foi enviado para a escritora que prontamente respondeu muito emocionada com a repercussão do livro na escola. Na visita à unidade educacional, a escritora conversou com todos os alunos do ciclo de alfabetização sobre o motivo que a levou a escrever o livro e como diagramou e ilustrou o mesmo. A autora trouxe bottons e exemplares que foram sorteados entre as crianças.

“A experiência foi fantástica tanto para os estudantes como para a escritora, que agradeceu imensamente a oportunidade e prometeu retornar”, conta Glaucia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302