Notícias

EMEF Antenor Nascentes promove Dia da Família com apresentações diversificadas para toda a comunidade

Ocasião abordou pautas sociais que evidenciaram as ações da escola; um dos destaques foi o protagonismo dos estudantes

Publicado em: 21/09/2023 12h05 | Atualizado em: 22/09/2023

O Dia da Família da EMEF Antenor Nascentes, promovido no dia 16 de setembro, contou com a participação de estudantes dos 1°s aos 9°s anos que apresentaram trabalhos sobre pautas sociais que abordaram o respeito à diversidade. O tema do encontro deste ano foi “Respeitar é Preciso”.

“Nós trabalhamos essa temática o ano inteiro por meio de assembleias estudantis, de saraus e de trabalhos em sala de aula. Esse evento foi para dar continuidade às ações desenvolvidas, cujo eixo principal é o respeito entre as pessoas”, afirmou a Coordenadora Pedagógica Alexandra PRECISA DO SOBRENOME. 

O evento contou com duas apresentações teatrais da Academia Estudantil de Letras (AEL) Heloísa Pires Lima apresentou “Escrevivências, Olhos d’Água”, com as orientações da professora Laura Guimarães. Já os estudantes do Grupos de Estudos Teatrais da unidade, orientados pela professora de teatro Audrey Barbosa, apresentaram a peça “O coração do Baobá”. Ambos os espetáculos foram baseados nos contos homônimos de Conceição Evaristo. 

Confira abaixo o tema apresentado por cada turma no Dia da Família. 

1°s anos: Brincadeiras com jogos matemáticos usando oficinas de Tangram e jogos de tabuleiro pintados no chão. 

1° Ano Certa

Crianças brincando com jogos pintados no chão.

1° Ano Certa TambÉm

Jogos matemáticos dos estudantes dos 1°s anos.

2°s e 5°anos: Exposição de brinquedos e brincadeiras indígenas com vivência das famílias durante o evento.

2° Ano Certa

Vivências com brinquedos e brincadeiras indígenas dos estudantes dos 2°s anos.

5° Ano Certa

Oficina de acessórios indígenas com estudantes dos 5°s anos.

3°s anos: Brincadeira “Sussurros poéticos” com os familiares presentes.

3° Ano Certa

Estudantes dos 3°s anos fazendo a brincadeira “Sussurros poéticos”.

4°s anos: Vivência na horta orgânica da unidade educacional.

4° Ano Certa

Estudantes dos 4°s anos e familiares na horta da Unidade.

6°s anos: Ação sobre o Setembro Amarelo.

6° Ano Certa

Apresentação sobre o Setembro Amarelo dos estudantes dos 6°s anos.

7°B: Peça autoral sobre intolerância religiosa. 

8°A: “Apitaço”, intervenção social em que os reivindicaram os direitos das mulheres ao criarem cartazes em que estava escrito “Machismo afeta quem?”.

8°a Ano Certa

“Apitço” dos estudantes do 8°A sobre machismo.

8°s e 9°s anos: Exposição de fósseis com ênfase na transformação química e ilustração com dinossauros construídos a partir de palitos de sorvete.

FÓsseis Certa

Professor Thiago Lisboa, de Ciências, durante exposição de fósseis.

7°s, 8°s e 9°s anos: Apresentação dos respectivos Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs). 

Ao falar sobre a organização do evento, Alexandra ressaltou o protagonismo dos estudantes e finalizou reiterando que, no ambiente escolar, a escuta deve ser constante: 

“A escola é construída por muitas mãos, é um trabalho coletivo diário. Nestes casos, a gente percebe como os estudantes são os personagens principais quando dialogamos sobre essas pautas. Então, é muito gratificante ver que, apesar dos desafios, esses temas são abordados com reflexão, discussão e aprendizado e ver que a comunidade escolar está se engajando”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 8 9 10 11 12 1.479