Notícias

Educadores da EMEF Mururés participam de palestra sobre diversidade étnico-racial

Projeto da unidade visa à valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo no ambiente escolar.

Publicado em: 09/01/2017 10h59 | Atualizado em: 30/11/2020

murares_740_x_430.jpg

No mês de março de 2015, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mururés localizada no Jardim Helena, região leste da capital, promoveu um encontro dos professores que participam do horário coletivo com Sidnei Barreto Nogueira, Professor Linguista e Doutor em Semiótica do Discurso Racista pela Universidade de São Paulo (USP) e sacerdote do Candomblé.

Para os Coordenadores Pedagógicos da unidade Armando Alvino Ferreira Neto e Gisele Soto Avanzo, o evento é o pontapé inicial para essas discussões e não pode ficar só no papel. “Esse encontro de orientação pedagógica sobre diversidade étnico-racial busca garantir subsídios teóricos e metodológicos sobre a temática aos professores” afirmou Armando. “A informação abre possibilidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos, desconstruindo estereótipos e, sobretudo, as discriminações que interferem negativamente na convivência escolar”, concluiu.

A ação formativa é parte do projeto da unidade “As relações étnico-raciais nos processos de ensino de Aprendizagem” que, segundo Armando, surgiu da necessidade de se estabelecer um diálogo a respeito dos assuntos ligados a Promoção da Igualdade Racial na Escola, a fim de se criar novas relações entre os alunos, suas identidades e empoderamento perante a autoestima e a representatividade negra, desconstruindo os preconceitos estabelecidos ao longo da formação sócio/cultural brasileira.

O desenvolvimento do projeto educacional da unidade que é jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel é respaldado pela Lei Federal 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, além de ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. “Durante todo o desenvolvimento do projeto daremos oportunidades aos professores para vivências que contribuam para a desmistificação da cultura negra como, por exemplo, a visita que fizemos ao Museu Afro-Brasil, no dia 6 de abril” disse Armando.

Para o professor Sidnei a formação docente colabora para o enfrentamento dos problemas. “Compreender e respeitar a diversidade constitui uma ação sinônima à ‘cultura de paz’. Compreender as diferenças e os supostamente diferentes contribui para a ausência de violência dentro e fora do ambiente escolar”, ponderou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas estudantes com o uniforme da prefeitura de SP posam para foto e ao fundo está escrito NBA House. Ao lado de cada uma há uma bola brilhante.

Estudantes da Rede Municipal visitam exposição interativa da NBA House

Publicado em: 15/06/2023 12h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Seminário Regional de Gestão Educacional Paulistana
Fotografia mostra em primeiro plano uma mulher e um homem indígenas, os dois usam cocores de penas coloridas e estão se olhando. Ao fundo, elementos como chocalhos, colares e outros itens da cultura indígena.

CIEJA Campo Limpo promove IX Encontro Indígena nesta quinta-feira (15)

Publicado em: 14/06/2023 4h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma avenida com carros, faixa de pedestre, ciclovia, placas e ciclistas. No canto superior esquerdo está escrito

13º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas

Publicado em: 14/06/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de uma professoras lendo um livro para bebês que estão sentados a sua volta

Prefeitura de SP autoriza nomeação de 155 candidatos aprovados em concurso

Publicado em: 14/06/2023 12h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 125 126 127 128 129 1.477