Notícias

DRE Penha participa de Oficina de “Desprincesamento”

Projeto visa ensinar meninas a quebrarem padrões e a valorizarem as suas identidades e singularidades

Publicado em: 29/03/2017 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Penha_participa_de_Oficina_Desprincesamento_740_x_430.jpg

No dia 24 de março, educadores das Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha participaram no SESC Itaquera da palestra e bate-papo “As Princesas Convencionais e Outras Princesas Possíveis”, ministrado pelas idealizadoras do projeto “Desprincesamento” no Brasil, a jornalista Mariana Desimone e a pedagoga Larissa Gandolfo. Esta ação faz parte do ciclo de projetos oferecido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) “Trocando Figurinhas”.

O projeto Desprincesamento nasceu na cidade de Iquique, no Chile, criado pelo Escritório de Proteção de Direitos da Infância da cidade. Posteriormente, o órgão ofereceu uma capacitação para mulheres latino-americanas também aplicarem a oficina a meninas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Mariana Desimone explicou que, após um terremoto em Iquique, foram criados “bairros de emergência”. Lá, foi percebido que as meninas ficavam muito vulneráveis a situações de assédio e violência, e que a ideia de ser princesa deixava as meninas ainda mais suscetíveis a esse tipo de ataque. “Ao aprender a ser dócil e obediente, não falar alto e não oferecer nenhum tipo de resistência, a menina tende a achar que é normal e aceitável um caso de abuso”, disse Mariana.

Larissa Gandolfo iniciou a sua fala explicando o funcionamento do curso e o que acontece durante os encontros. “O curso vai falar sobre identidade. A nossa ideia é apresentar o que é uma princesa e fazer as meninas entenderem de que forma esse modelo coincide com o que elas acreditam que é ser menina”, explanou Larissa.

As palestrantes trataram sobre assuntos delicados como o assédio. Abordaram a forma como as meninas devem lidar com essa questão e como os educadores podem ajudá-las. Também falaram sobre a questão da quebra de padrões de beleza, a liberdade, valorização da identidade e singularidade de cada um. Houve grande participação por parte destes educadores que, preocupados com a formação de seus alunos, perguntaram e debateram ideias referentes a estes e outros diversos temas apresentados.

A representante da Divisão dos Centros Unificados e da Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, Sandra Magraner, relatou as suas considerações acerca do projeto. “Foi uma oficina muito proveitosa a todos nós. Esse “desprincesamento” não abrange só a parte física, mas também a inserção social e política. Para nós, enquanto educadores, foi uma oficina muito boa e que veio para agregar muitos conhecimentos. Eu acredito que esse projeto deve ter continuidade e que devemos aprofundar o tema em alguns aspectos para lidarmos pedagogicamente com as nossas crianças”, explicou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sarau de poesias da EMEF Geraldo Sesso Júnior

Sarau de poesias da EMEF Geraldo Sesso Júnior

Publicado em: 06/07/2016 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Alunos de EMEFMs concorrem a viagem internacional

Alunos de EMEFMs concorrem a viagem internacional

Publicado em: 06/07/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Alunos da EMEF Alm. Ary Parreiras conhecem o método Mahamudra

Alunos da EMEF Alm. Ary Parreiras conhecem o método Mahamudra

Publicado em: 06/07/2016 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Ampliando o olhar para a Educação Integral: formação para ATEs e Agentes Escolares

Ampliando o olhar para a Educação Integral: formação para ATEs e Agentes Escolares

Publicado em: 06/07/2016 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

5º Comitê Multidisciplinar do Projeto Territoriar na EMEF 8 de Maio

5º Comitê Multidisciplinar do Projeto Territoriar na EMEF 8 de Maio

Publicado em: 06/07/2016 3h17 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 1.200 1.201 1.202 1.203 1.204 1.491