Notícias

DRE Guaianases realiza Intercâmbio de Práticas Pedagógicas

Encontro teve objetivo de discutir a Atualização Curricular da Educação Infantil

Publicado em: 25/05/2018 12h14 | Atualizado em: 30/11/2020

dreg_inter_pp_740_x_430.jpg

No dia 18 de maio, aconteceu o Intercâmbio de Práticas Pedagógicas, no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases e pela Divisão Pedagógica (DIPED).

A abertura do evento foi realizada por Renata de Oliveira Ramos e Roberta Cunha Moura, do Núcleo da Educação Infantil,
da DIPED. O primeiro momento contou com apresentações de sínteses das discussões realizadas nos Grupos de Estudos e Práticas Pedagógicas (GEPPs), compostos por profissionais das Unidades de Educação Infantil, que discutem a Atualização Curricular da Educação Infantil, com assessoria das professoras especialistas em Educação, Maria Carmen Barbosa, Suely Amaral, Claudia Panizollo e Maria Helena Pelizon.

Representantes dos GEPPs fizeram uma apresentação dividida em quatro grandes temáticas:

– “A construção de um Currículo pela Rede Municipal de São Paulo para a Educação Infantil”;

– “BNCC e Currículo Integrador: estabelecer relações: fortalecer continuidades, analisar rupturas e constituir proposições”;

– “E a cultura escrita na Educação Infantil, o que fazemos para formar futuros leitores e produtores de texto?”;

– “A documentação pedagógica como instrumento indispensável a um Currículo em ação e integrador para Educação Infantil”.

Posteriormente, foram proporcionados momentos de escuta e compartilhamento de vivências com relação à atualização curricular, divulgando canais de comunicação entre Unidades e DRE/SME, para encaminhamento de dúvidas, apontamentos e sugestões.

No segundo momento, Coordenadoras Pedagógicas (CPs) de quatro Unidades abordaram de formas diferentes aspectos da formação docente e promoveram reflexões:

– Centro de Educação Infantil (CEI) Marília de Dirceu – Rede Direta: Uma discussão sobre datas comemorativas (CP Luíza)

– CEI Cantinho Feliz – Rede Parceira: Estudo e reflexão sobre os documentos da rede na rotina do CEI da Rede Parceira (CP Luciana)

– Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Adoniran Barbosa – Rede Direta: Diálogos e práticas pedagógicas – ampliação de repertório literário de professores (CP Ana Carolina, Diretora Edilaine e Professora Silvia)

– CEI Fazenda do Carmo – Rede Parceira: Organização de rotina de observação das práticas e sistematização de devolutiva aos professores (CP Maria Aparecida)

A etapa de encerramento teve a distribuição de exemplares da Edição Especial da Revista Magistério – Das Creches aos CEIs e de um roteiro de estudos, elaborado pela SME, que contém importantes reflexões a serem disparadas nas Unidades de Educação Infantil.

“Relato de prática é uma das estratégias formativas que tem como maior potencial a ampliação do olhar. Olhar o fazer dos outros através de outra perspectiva faz parte do processo formativo”, ressaltou Roberta, do Núcleo da Educação Infantil pertencente à DIPED.

Clique aqui para ver algumas fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de estudantes usando coletes do Recreio nas Férias participando do evento Anime Friends 1

Mais de 2.500 inscritos no Recreio nas Férias participaram do Anime Friends 2024

Publicado em: 29/10/2024 10h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas sentadas em auditório olhando para frente onde há uma mulher de pé segurando um microfone. Atrás dela há uma tela onde se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre prevenção escolar

Publicado em: 29/10/2024 10h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da mão de uma estudante segurando um lápis sobre um caderno de provas.

Estudantes do Ensino Médio das escolas municipais participam de Provão Paulista Seriado

Publicado em: 29/10/2024 8h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um Centro Educacional Unificado por fora.
Fotografia tirada na Cinemateca Brasileira mostra crianças sentadas em sala de projeção.
1 11 12 13 14 15 1.479