Notícias

DRE Guaianases promove formação sobre PANCs

Atividade faz parte do Projeto Hortas Pedagógicas

Publicado em: 17/05/2018 10h57 | Atualizado em: 30/11/2020

DREGuaianases_740_x_430.jpg

Dia 10 e 11 de maio, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, o Núcleo de Alimentação Escolar realizou uma palestra sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), parte integrante do Projeto Hortas Pedagógicas, instituído pela Lei nº 16.140, de março de 2015.

Dentre os objetivos do Projeto, estão apoiar e acompanhar as Unidades Educacionais na implementação e implantação de Hortas Pedagógicas, de forma que atuem como polos de Educação Ambiental e Alimentação Saudável.

Na primeira etapa, houve a formação com Unidades que já desenvolviam trabalhos voltados à temática ou demonstraram interesse. Os participantes adquiriram conhecimento técnico para atuarem como multiplicadores e apoiarem outras escolas.

A formação sobre as PANCs foi coordenada pela estagiária de Agronomia Virginia Silva, que realiza cursos e oferece apoio técnico aos profissionais das Unidades, sob supervisão do Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), Bruno Otávio Teixeira Mendes.

“Conforme o Projeto, a DRE apoiou a ideia de construir uma horta experimental no CEFAI. O intuito é realizar cursos no auditório e os participantes utilizarem a horta como instrumento para a prática do cultivo”, destacou Virginia.

O encontro teve como finalidade oferecer uma instrução específica sobre esse tipo de plantas, desconhecidas por muitos, e que são fontes ricas de nutrientes essenciais à saúde humana. Foram apresentadas diversas curiosidades sobre as PANCs e algumas particularidades, como o cultivo, benefícios e propriedades nutricionais, incentivando, assim, a melhor utilização da biodiversidade.

“É de grande interesse que a DRE continue com o Projeto, para que, junto aos educadores, se ampliem as reflexões sobre a biodiversidade, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma Eliane da Silva Schawirin, Co-gestora de Alimentação Escolar.

Clique aqui para ver algumas fotos da Formação

Acesse aqui o material utilizado

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300