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Divulgados os finalistas do Prêmio Educador em Destaque 2019
Cerimônia de premiação acontece no dia 16 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo
Publicado em: 15/10/2019 16h58 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação divulgou no Diário Oficial da Cidade da última sexta-feira (11), a relação dos trabalhos finalistas no Prêmio “Educador em Destaque 2019”. O evento ocorrerá na quarta-feira (16), no Theatro Municipal de São Paulo, e revelará a colocação e premiação de cada candidato. O evento é mais uma das celebrações que marcam o Mês do Professor.
O reconhecimento às boas práticas desenvolvidas em salas de aula tem como objetivo dar visibilidade às experiências pedagógicas bem-sucedidas e que contribuam para a melhoria da qualidade da educação nas unidades escolares do município de São Paulo. Neste ano, duas novas categorias compõem a edição: Analista Emérito de São Paulo e Apoio Emérito de São Paulo, além das tradicionais categorias Professor em Destaque e Professor Emérito.
A premiação aos educadores selecionados acontece na data posterior ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro. Esta é a primeira edição em que Analistas de Informação, Cultura e Desporto – Educação Física e Biblioteca, que atuam nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), e profissionais do quadro de apoio, com cargo de Auxiliar Técnico de Educação (ATE) serão homenageados.
O maior prêmio da noite é reservado para o 1º colocado na categoria Professor em Destaque, que este ano receberá R$ 10 mil. Na mesma categoria, recebem R$ 8 mil o segundo colocado, R$ 5 mil o terceiro e R$ 2 mil o quarto e quinto lugar. Nas categorias Analista, Apoio e Professor Emérito são oferecidas homenagens.
Confira quais são profissionais finalistas de 2019:
Professor em Destaque:
Josiane Souza do Porto
EMEI Profº Jorge Adilson Cândido – DRE BT
Projeto: “As Formigas do nosso parque: um universo a descobrir”
Eixo: “Sentido para a Vida no Século XXI”.
Breve descrição do projeto: Partindo da curiosidade das crianças de uma turma de Infantil II, que ao visitarem o parque deparavam-se com as formigas e os formigueiros, o projeto traz a vivência investigativa que tem seu aporte em ciências naturais e na resolução de problemas, pautado na observação, formulação de hipóteses e testes. O projeto aborda questões maiores como sustentabilidade, respeito ao outro e preservação ambiental.
Jussara Quirino de Sousa
CIEJA Itaquera – DRE IQ
Projeto: “Escrever para resistir: haikais e identidade”
Eixo: “Produção de Sentidos”
Breve descrição do projeto: Produção de livros de Haikais e confecção de capas em edição cartonera.
Karina Silva de Arruda
CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho – DRE CS
Projeto: “Play na Sustentabilidade”
Eixo: Valores Fundamentais
Breve descrição do projeto: O trabalho consiste na realização de atividades relacionadas ao tema Sustentabilidade e Acessibilidade na disciplina de Língua inglesa. Atividade consiste na construção de um o jogo de tabuleiro acessível, por meio do qual estudantes com deficiência visual possuem a equidade e a autonomia no acesso e na prática. O jogo funciona como instrumento de construção e desenvolvimento de conhecimento e estimula boas práticas de preservação e cuidados com o planeta e o meio ambiente, bem como a prática da empatia e colaboração entre estudantes com e sem deficiência.
Paula Gardênia Lucena Gallego
EMEF Firmino Tibúrcio da Costa – DRE PE
Projeto: “Amar Elo com Respeito, Valorização da Vida”
Eixo: Voz aos Estudantes.
Breve descrição do projeto: Projeto foi iniciado em 2017 com a articulação do Grêmio Estudantil e ganhou robustez em 2018. Ele proporciona a problematização das queixas da comunidade escolar, enxerga as crianças como seres integrais, em sua diversidade e com equidade de direitos, através de uma escuta atenta e olhar sensível. Trabalha as questões de bullying, depressão, evasão, tentativas de suicídio, etc, e nasce da participação ativa dos alunos, suas reflexões e ações. Tem o objetivo de transformar as pessoas mais fortes, empoderadas, ativas, felizes perante suas realidades escolares e sociais que nem sempre são fáceis, transformando assim sua própria história.
Vanessa de Oliveira Santos
EMEI Gabriel Prestes – DRE IP,
Projeto: “Conhecendo e Sendo em São Paulo”
Eixo: Desenvolvimento Sociocultural
Breve descrição do projeto: As crianças e suas famílias formaram laços sólidos de amizade após conhecerem as casas uns dos outros e suas histórias de vida pessoal, permeados pela cultura popular de J. Borges e da cultura emanada pela cidade através de seus prédios e equipamentos culturais que contam histórias.
Professor Emérito:
Dalva Aparecida Martins Rios, indicada pela DRE Guaianases;
Breve descrição: Nasceu em 1939, na cidade de Franca, no Estado de São Paulo. Ingressou no magistério em 1970. Formou-se em Pedagogia e fez Pós-graduação em Administração Escolar. Entrou na História da Diretoria Regional de Educação em 1993, quando criou a Delegacia Regional de Educação de Guaianases. Atuou como Supervisora Escolar no extremo leste da cidade de São Paulo. Contribuiu para a transformação da Educação das regiões de Guaianases, Lajeado e Cidade Tiradentes. Trabalhou até as vésperas dos 70 anos e se aposentou somente para não ser aposentada compulsoriamente. Retornou à Rede Municipal de Ensino de São Paulo para colaborar com a gestão atual, atuando por mais dois anos 2017/2018. Aos 80 anos, acompanha os avanços da rede e vibra a cada conquista.
Mayra Villela Galati Ozzetti, indicada pela DRE Pirituba/Jaraguá.
Breve descrição: Nasceu na cidade de São Paulo em 1956. Ingressou na PMSP em 1980 no cargo de Professor de Fundamental II e Médio – Educação Física. Ocupou vários cargos de gestão, Assistente e Diretor de Escola. Comprometida com o pedagógico, valorizou e respeitou seus educadores e todos os membros da comunidade. Dedicou-se ao Ensino Infantil com excelência, compromisso, qualidade e paixão, resgatando a importância da artes, da interação e do brincar como forma da criança conhecer a si mesma. Aposentou-se em 2011 e em 2013 foi nomeada Assistente Técnico Educacional da DRE Pirituba/jaraguá.
Analista Emérito:
Aciovaldo Marques de Mello – Analista de Informações Cultura e Desporto – Educação Física
CEU Água Azul – DRE Guaianases
Projeto: “Projeto Rugby Cidadão no CEU Água Azul”
Dimensão: Atividades Esportivas e Atividades de Promoção ao Lazer;
Breve descrição: Graduado em Educação Física com Pós-graduação em Educação, Atividades Físicas e Esportivas e Gerontologia Social. Desenvolve projeto de interação intergeracional ao estimular os alunos mais velhos a ensinar os iniciantes na prática do Rugby e outros esportes. Oportuniza e aproxima a relação entre a Unidade Educacional e a comunidade, gerando o comprometimento e parceria na educação de crianças e adolescentes através de atividades realizadas em conjunto – aluno e família.
Andreia Santos Mucillo Tonini – Analista de Informações Cultura e Desporto – Educação Física
CEU Casa Blanca – DRE Campo Limpo
Projeto: “Massagem em Bebês”
Dimensão: Atividades de Promoção do Direito de Brincar
Breve descrição: Graduada em Educação Física com Pós-graduação em Yoga e cursos de Shantala. Trabalha com a Primeira Infância, fazendo um trabalho de interação entre os bebês e os adultos como eixo estruturante da construção do EU, NÓS e os OUTROS. Promove, por meio da massagem, do contato e da convivência, benefícios físicos, psicológicos e sócio-afetivos aos bebês.
Maria Gorete de Jesus Coutinho Cordeiro – Analista de Informações Cultura e Desporto – Bibliotecária
CEU Vila Curuçá – DRE São Miguel Paulista
Projeto: “Clubinho Poético Recitando Poemas no CEU”
Eixo: Produção de Sentidos
Breve descrição: Graduada em Biblioteconomia, com Pós-graduação em História do Brasil e Mestre em Linguística. Incentiva a leitura, escrita, oralidade e o protagonismo infanto-juvenil dos alunos do CEI, EMEI e EMEF – Fundamental I e II do CEU Vila Curuçá. Promove o aprendizado em um espaço idealizado para o encantamento com as palavras que conduzem as crianças ao mundo maravilhoso da leitura.
Apoio Emérito:
Cristina Beatriz Cardial da Silva – Auxiliar Técnico de Educação
CEI Padre Manoel da Nóbrega – DRE Penha
Breve descrição: Formada em Direito e Pedagogia. Ingressou no serviço público em 2003. Conheceu as múltiplas rotinas em diferentes faixas etárias atuando em EMEI e EMEF. Atualmente, desenvolve suas atividades em um CEI, onde demonstra iniciativa na produção de materialidades para todos os espaços educativos e promove a escuta atenta das necessidades de bebês e crianças para compor os espaços educadores.
Luciana Aparecida Tresseno Resende – Auxiliar Técnico de Educação
Diretoria Regional de Educação – DRE Guaianases
Breve descrição: Formada em Fisioterapia. Ingressou na SME em 2004. Atua na Diretoria Regional de Educação Guaianases trazendo grande benefício ao ambiente de trabalho desde a implantação de projeto de sensibilização e da prática de Lian Gong, realizado durante o contra turno dos funcionários e fazendo com que os mesmos reservem em sua rotina diária um breve momento para exercitar corpo e mente.
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