Notícias
Diversidade é tema de projeto na CEU EMEI Professor Paulo Freire
Iniciativa aborda diversidade nas relações étnico-raciais e de gênero na Educação Infantil
Publicado em: 16/11/2017 13h57 | Atualizado em: 30/11/2020![Paulo_freire_diversidade_740_x_430.jpg](http://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/Portals/1/Images/noticias_outubro_2017/42427.jpg)
No sábado, 21 de outubro, as crianças do CEU EMEI Professor Paulo Freire, localizado na Vila Moreira, zona leste da capital, Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, promoveram uma Mostra Cultural para expor à comunidade os trabalhos realizados no projeto “Diversidade na Educação Infantil”.
A proposta do projeto, discutida com os professores em horários coletivos, proporcionou o trabalho com as crianças sobre temas como as relações étnico-raciais e de gênero por meio do uso de diversas experiências e linguagens. “Desde o começo do ano, durante os horários coletivos, os professores discutiram e analisaram as concepções e práticas pertinentes ao tema do projeto para, posteriormente, aplicar com as turmas”, explicou Maite Rios, diretora da unidade.
O tema permeou todas as ações pedagógicas realizadas pelos professores. Eles pesquisaram e trouxeram o referencial teórico estudado para as práticas. “Foram diversas atividades que incluíram, por exemplo, visita ao Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera. O recorte étnico-racial foi de extrema importância já que, entre os alunos que atendemos, aproximadamente 50% são afrodescendentes e 15% são bolivianos”, disse o Coordenador Pedagógico Fábio Fernandes.
No trabalho com as diferenças étnicas, o corpo docente optou por trabalhar com o autorretrato, serigrafia e máscaras confeccionadas com gaze gessada, cujos moldes foram os rostos das crianças. Elas puderam utilizar a cor da tinta que acreditavam representar melhor seu tom de pele. “A partir das observações do trabalho realizado e das discussões nas rodas de conversa, as crianças trouxeram a multiplicidade de tons de pele e enalteceram, assim, a diversidade vivida todos os dias”, observou Fábio.
Foi com a parceria firmada com a Biblioteca do CEU Tiquatira que os alunos puderam ter contanto com roupas, objetos, histórias e contos africanos. O baobá – um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais – foi o tema das formas executadas em massinha e argila. Ainda sobre a diversidade étnico-racial, os alunos bolivianos também puderam trazer um pouco da cultura de seu país de origem para a escola.
As crianças também discutiram sobre a constituição óssea do corpo humano e montaram esqueletos de papel com a participação dos pais. “Este trabalho quis destacar que, para além das nossas diferenças exteriores, todos somos iguais”, afirmou Fernandes.
“A equipe avaliou o trabalho positivamente, pois ampliou não só as possibilidades de exploração e uso do espaço, como trouxe a discussão sobre o desafio de debater a diversidade num pais tão plural e numa região que abriga tantas pessoas advindas de diferentes lugares de São Paulo e do mundo”, concluiu o Coordenador Pedagógico.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação libera novo lote de créditos para material e uniforme para os estudantes das escolas municipalizadas
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia projeto piloto para reforçar ações de proteção escolar na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga orientações sobre restrição de uso celulares nas unidades educacionais
Relacionadas
![Aula de Coreano Ensino Médio](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/Aula-de-coreano-Ensino-Medio-1-825x470.jpg)
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
![11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/11o-Seminario-e-Mostra-de-Tecnologias-–-Acao-Promovendo-a-Reflexao-825x470.jpg)
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação
![Crochetando Poesia](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/09/crochetando-poesia-825x470.png)
CEU Parque do Carmo promove oficinas que combinam prática do crochê e literatura
Publicado em: 31/10/2024 11h16 - em Secretaria Municipal de Educação
![EMEI Virgílio Távora - Professora e crianças em momentos de vivências sobre histórias e culturas indígenas.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/EMEI-Virgilio-Tavora-825x470.jpg)
Professora da Rede Municipal de Ensino, indígena do povo Pankará, realiza vivências com crianças a partir de sua história e memórias afetivas que tem com a avó e os potes de barro que ela fazia
Publicado em: 31/10/2024 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação
![Estudantes criam óculos com sensor ecolocalizador.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/estudantes-criam-oculos-com-sensor-ecolocalizador-825x470.jpg)
Estudantes de escola municipal de São Paulo criam óculos com sensor ecolocalizador para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual
Publicado em: 31/10/2024 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação