Notícias
Diretrizes do documento orientador dos NAAPAs são definidos em plenárias
Debate sobre o atendimento das equipes às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social
Publicado em: 28/04/2016 17h53 | Atualizado em: 04/05/2021Na quarta, 27 de abril, foi encerrado o primeiro ciclo de plenárias para debate e deliberação das orientações que norteiam o atendimento das equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social.
As plenárias definiram os textos que orientam quanto aos procedimentos adotados pelos NAAPAs.
Segundo a Assessora Pedagógica das Equipes dos NAAPAs, Biancha Angelucci, no primeiro ciclo, as equipes discutiram e deliberaram sobre os instrumentos e os meios de trabalho. Já no segundo ciclo os debates serão sobre o fluxo do trabalho, ou seja, os possíveis percursos de ação desenvolvidos pelas equipes.
“Salientamos que não se trata de redigir manual, mas de registrar o que já é feito, compartilhar repertórios e apontar diretrizes éticas para a invenção de novas possibilidades. Registro da memória, compartilhamento de possibilidades e posicionamento ético-político; essa é a função dos documentos que vêm sendo produzidos nesta etapa da formação”, ressalta Flávia Shilling, que assessora pedagogicamente as equipes nas discussões.
Para as próximas etapas de construção do documento orientador, serão formados cinco grupos de trabalho, com cerca de dezoito participantes em cada, com representação dos diferentes profissionais que compõem os núcleos nas DREs. Esses grupos serão divididos nos seguintes temas: Portas de entrada, Desenvolvimento da ação, Processo de finalização da ação do Naapa, Registro do Naapa e Avaliação da ação do NAAPA.
Construção Democrática – O documento orientador vem sendo construído coletivamente pelas equipes dos NAAPAs das DREs desde janeiro de 2016. Ele norteará e também traçará diretrizes para o que tange os Processos de Trabalho e Atribuição das Classes Profissionais.
“Para garantir o debate aprofundado e democrático, foi utilizada a metodologia de grupos de trabalho para proposição de alterações, supressões e acréscimos nos textos elaborados. Os apontamentos feitos nos grupos foram levados então para a plenária geral, para serem discutidos texto a texto”, disse Renata Brandstatter, da equipe técnica do NAAPA na SME.
“O exercício democrático realizou-se nas mini-plenárias e plenárias, com o debate de diferentes posições ideológicas e condutas profissionais. O esforço e a elaboração coletiva foram notados na construção das diversas argumentações, réplicas, tréplicas, enfim, o maravilhoso desfrute democrático na construção desta política pública” ressalta Adriana Watanabe, Coordenadora dos NAAPA na SME.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil
Secretaria Municipal de Educação
EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios
Diretoria Regional de Educação Penha
Convocação de Agentes de Recreação, Coordenadores de Polo e Oficineiros para o Recreio nas Férias Julho/2023
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Butantã
1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores
Secretaria Municipal de Educação
CODAE lança formulário para conceder o Selo CEI Amigo do Peito 2023
Relacionadas

EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil
Publicado em: 01/06/2023 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios
Publicado em: 01/06/2023 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Convocação de Agentes de Recreação, Coordenadores de Polo e Oficineiros para o Recreio nas Férias Julho/2023
Publicado em: 01/06/2023 2h17 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Publicado em: 31/05/2023 1h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores
Publicado em: 30/05/2023 5h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã