Notícias

Dia Nacional do Combate ao Bullying é marcado por atividades nas escolas municipais de SP

Rodas de conversas e reflexões em grupo levam aos alunos questões como a importância do acolhimento e amparo nas escolas

Publicado em: 07/04/2022 18h37 | Atualizado em: 07/04/2022

 

Dia Nacional Do Bullying 1 Portal

Nesta quinta-feira (7) é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Trata-se de uma data cujo principal objetivo é chamar atenção e estimular a reflexão sobre o tema. A escolha dela, instituída em 7 de abril de 2016, ocorreu por ser no exato dia do massacre em Realengo de 2011, no Rio de Janeiro.

As escolas municipais da capital promoveram atividades e ações com os alunos para reforçar a importância do diálogo sobre a questão. Na EMEF Olavo Fontoura, no Jardim Climax, a unidade promoveu rodas de conversa e construção de texto com os alunos do 6° ao 9° ano com o título “Bullying e Ciberbullying”.

A diretora da EMEF, Roselane Silva, revela o objetivo da atividade e fala também da importância do acolhimento oferecido nas escolas. “A intenção do trabalho com os estudantes é promover o bom convívio entre eles, desenvolver a empatia, a autoestima e encorajar as crianças e adolescentes que sofrem bullying a denunciar seus agressores e fazer com que se sintam acolhidos e amparados na escola”.

Estudantes No Beco Do Batman 2

Outra unidade que também organizou atividades para o dia foi a EMEF Benedito Calixto, no bairro Jardim São Pedro. Na escola há um projeto que já existe desde fevereiro com o nome “Stop Bullying! Aqui não!”, onde o corpo docente e todas as turmas estão envolvidas. Hoje a unidade fez uma dinâmica com os alunos focando no projeto já existente.

Núcleos e ações da SME para promoção da cultura de paz

A SME possui as Comissões de Mediação de Conflitos nas escolas da rede municipal de São Paulo. Criada pela Lei nº 16.134, em março de 2015, a Comissão tem o objetivo de atuar na prevenção e resolução de conflitos que envolvam alunos na comunidade escolar.

A secretaria também conta com o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) que atende às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) no desenvolvimento de práticas pedagógicas para crianças e adolescentes que em virtude de situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização.

Já as Diretorias Regionais de Educação e unidades escolares também recebem formações e realizam trabalhos para conscientização das comunidades escolares.

Para este ano há uma parceria com o Instituto Mediapaz, onde a SME vai possibilitar aos educadores membros das Comissões de Mediação de Conflitos das escolas municipais, formação em serviço em comunicação não violenta. Será um ciclo de nove palestras que subsidiam os profissionais para o reconhecimento de alternativas não violentas para a resolução dos conflitos. O processo formativo teve início em março e segue até novembro de 2022.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Parlamento Jovem

SME lança Programa de Gestão Documental em parceria com Secretaria de Gestão

Publicado em: 24/06/2022 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Esquenta Ods

CEUs de São Paulo fazem esquenta para a Virada ODS

Publicado em: 24/06/2022 4h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra carreta do projeto USP Na comunidade com algumas pessoas em volta.

CEU Heliópolis recebe unidades móveis da USP com programação para idosos

Publicado em: 24/06/2022 4h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul, figura de dois robôs, e o texto

Inscrições para a JAM Virtual 2022 tem prazo prorrogado até 30 de junho

Publicado em: 24/06/2022 11h55 - em Núcleo Técnico de Currículo

Mosaico com quatro fotografias dos cursos profissionalizantes dos Centros Municipais de Capacitação e Treinamento.

Inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos nos CMCTs

Publicado em: 23/06/2022 4h10 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.248