Notícias

Décima terceira edição da Revista Magistério aborda tema Infâncias Conectadas

Material traz vivências dos diversos contextos que traduzem as potências das experiências infantis

Publicado em: 24/05/2021 11h09 | Atualizado em: 24/05/2021

Foto de uma menina de costas com os braços abertos em movimento que indica que ela saltou de uma pedra para outra. Texto em cor de rosa: Revista Magistério Infâncias Conectadas II

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), lança a Revista Magistério Nº 13 “Infâncias Conectadas II”, disponível na versão digital no Portal da SME. Esta é a segunda edição dedicada ao assunto com 76 páginas que apresentam vivências dos diversos contextos de aprendizagens que traduzem as potências das experiências infantis, nas quais a criança é o sujeito, no centro do Currículo.

O periódico, que é voltado para todas (os) as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino, tem como intuito que o material possa ser objeto de estudo e promover reflexão nos momentos de formação. A publicação traz uma entrevista, artigos e relatos das práticas educativas das redes paulistana e catalã.

Entre os assuntos abordados na revista estão “A escuta da criança: a Importância da afetividade com bebês e crianças pequenas”; “Escola 0 – 3: uma mudança (im) possível”; “Cemei Irapará: um caminho para a integralidade do Currículo e das relações na Educação Infantil”; até “O PEA como aliado da construção coletiva e autoral do Currículo Vivo: relato de prática da ressignificação do PEA da EMEI Clycie Mendes Carneiro (Dre Bt)” e “O papel da supervisão escolar na pandemia”.

Além dos textos, há destaque para a entrevista “Infâncias Conectadas Cidades Educadoras” com as irmãs Ángeles e Isabel Abelleira, professoras de Educação Infantil, desde 2010, na escola pública galega. Elas já receberam vários prêmios por inovação educacional. No Brasil, publicaram “Os fios da infância” e “O pulsar do cotidiano duma escola da infância”, ambos pela editora Phorte.

Leia aqui a Revista Magistério Nº13 “Infâncias Conectadas II”.

Como surgiu a ideia de fazer a Revista Magistério intitulada “Infâncias Conectadas”

A Revista Magistério “Infâncias Conectadas” é fruto do diálogo entre o diretor da Divisão de Educação Infantil, Cristiano Rogério Alcântara, e a professora da Universidade autônoma de Barcelona, Tona Castell. Em janeiro de 2020, eles conversaram para compor uma revista cujos artigos sobre práticas inspiradoras da rede paulistana e também da catalã haviam sido publicados na revista espanhola “Infâncias-Rosa Sensat”, da qual Castell é diretora.

A Primeira Edição

Na 1ª edição da Infâncias Conectadas, impressa e entregue nas escolas em dezembro de 2020, foram apresentados artigos que retrataram experiências bastante significativas dos cotidianos de diferentes Unidades Educacionais, tanto na Cidade de São Paulo quanto em Barcelona (Espanha), com o objetivo de continuar a oferecer recursos para importantes reflexões e encaminhamentos das práticas educativas que são realizadas e construídas com e para os bebês e crianças da Cidade de São Paulo.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Dois estudantes sentados escrevendo em seus cadernos na sala de aula

SME recebe inscrições para estudantes do Ensino Médio

Publicado em: 23/10/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas pessoas com as mãos juntas formando um coração. Em seus braços há um curativo com um coração. Em uma das camisetas há a logotipo do Hemocentro UNIFESP.

SME faz campanha para aumentar doações de sangue ao Hemocentro Unifesp

Publicado em: 20/10/2023 6h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Bandeira da finlândia.

Colégio Rio Branco promove encontro de gestão de talentos com especialistas da Finlândia

Publicado em: 20/10/2023 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de pessoas de diversas idades em um jogo de cartas

Estudantes gremistas e pessoas idosas trocam conhecimento de gerações durante encontro nos CEUs

Publicado em: 20/10/2023 2h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra três crianças sentadas em um banco com livros na mão e a professora ao lado delas com um livro também. Ao fundo plantas verdes variadas.

EMEF restaura espaço e cria bosque para projetos de incentivo à prática de leitura

Publicado em: 20/10/2023 12h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 106 107 108 109 110 1.499