Curso de Língua Portuguesa para migrantes está com inscrições abertas

Interessados podem se inscreverem em qualquer momento do ano; são nove polos de atendimento na cidade

Publicado em: 15/07/2021 11h18 | Atualizado em: 15/07/2021
Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Nove escolas municipais da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo oferecem curso de Língua Portuguesa para adultos acima de 18 anos que migraram para o Brasil. Os interessados, independente da sua condição migratória e documental, podem se inscrever diretamente na escola de escolha em qualquer momento do ano letivo.

A ação faz parte do Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes, promovido em parceria com Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem o objetivo de oferecer o ensino da língua portuguesa de forma gratuita e capilarizada, ou seja, distribuída pelas diferentes regiões da cidade.

O projeto considera que as competências linguísticas são essenciais para que esta população usufrua de seus direitos, acesse os serviços públicos e o mercado de trabalho.

O curso é dividido em três módulos – básico, intermediário e avançado. Os encontros são realizados duas vezes por semana, com três horas-aula de duração. As aulas são ministradas por professores da RME que participaram de formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e SMDHC. Devido às restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, atualmente, há a possibilidade de participar das aulas de maneira remota (online).

O conteúdo do curso se baseia em material didático próprio para cada módulo e traz atividades que promovem discussões sobre combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero.

Para se inscrever

A inscrição pode ser feita na escola onde o migrante pretende frequentar as aulas em qualquer momento do semestre letivo. Ao todo, são 9 unidades espalhadas pela capital como polo de atendimento.

Para efetuar a matrícula, basta apresentar um documento de identificação (serão aceitos aqueles emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Caso não possua este último, pode ser preenchida a declaração de residência.

Certificação

Para obter o certificado de cada módulo é necessário que os alunos tenham comparecido a pelo menos 75% das aulas durante o semestre.Cada módulo equivale a 90 horas/aula.

Atualmente, nove unidades da Rede Municipal de Ensino contam com o projeto. São elas:

CIEJA Paulo Emílio Vanzollini (CIEJA Cambuci)

Endereço: Rua Cesário Ramalho, 111 – Cambuci

Zona Norte

EMEF Vereador Antonio Sampaio

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 733 – Santana

EMEF Infante D. Henrique

Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 285 – Canindé

Telefone: 3313-1988

EMEI José Robson da Costa (Bombeiro)

Endereço: R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N – Jardim Cachoeira

Zona Leste

EMEF CEU Jambeiro

Endereço: Avenida José Pinheiro Borges, 60 Guaianases

Telefone: 2960-2055

CEU EMEF Água Azul

Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1300 – Cidade Tiradentes

EMEF Arthur Azevedo

Endereço: Avenida Salim Farah Maluf, 999 – Tatuapé

Telefone: 2941-9022 / 2092-0005

Zona Sul

EMEF Paulo Colombo Pereira de Queiroz

Endereço: Rua Doutor Abelardo da Cunha Lobo, 348 – Parque Arariba

Zona Oeste

EMEF Des. Arthur Whitaker

Endereço: R. André Saraiva, 860 – Vila Sônia

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação