Notícias

Cultura Maker e Robótica na Campus Party 2017

Imprensa Jovem da EMEF Dr. José Dias de Oliveira conhece iniciativas relacionadas a essas áreas na Campus Party

Publicado em: 06/02/2017 14h46 | Atualizado em: 30/11/2020

imprensa_jovem_noticia_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Dr. José Dias de Oliveira

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.

Essa frase é do filósofo Aristóteles, dita em uma época que, obviamente, a cultura Maker na educação não era nem imaginada.

Na sua 10ª edição, a Campus Party, evento que possibilitao encontro de pessoas talentosas, apaixonadas por tecnologia, que inovam, empreendem, aprendem e compartilham seus conhecimentos e projetos nas áreas das tecnologias mais avançadas, traz o Espaço Fazedores.

Segundo Rafael, coordenador desse ambiente, o Fazedores é um espaço formado por uma comunidade maker que já desenvolve atividades em diferentes locais espalhados pela cidade de São Paulo e em outros estados do país. Estão presentes nesse evento com o intuito de promover atividades para que visitantes e campuseiros aprendam e se divirtam colocando, literalmente, a mão na massa em 41 oficinas.

A equipe de alunos da Imprensa Jovem da EMEF. Dr. José Dias da Silveira conversou com John, coordenador das engenharias da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) que exemplificou o conceito falando sobre uma dessas oficinas. Em uma grande bancada tomada por skates e diversos equipamentos eletrônicos, os participantes utilizam o conceito de Neuro-Rack, ou seja, o controle dos movimentos do skate a partir de ondas cerebrais.

“Nesta oficina são passados conceitos de eletrônica, arduíno, automação, bluetooth, ondas cerebrais”, explica John. As atividades culminam em uma competição entre as equipes, com premiação para aquela que vencer o desafio – uma corrida entre os skates movimentados a partir de ondas cerebrais.

Também presentes nesse makerspace estão as FabLabs. Os alunos do Imprensa Jovem conversaram com Gustavo Abreu, participante da comunidade maker, que comentou sobre a importância do papel que a escola possui ao despertar e trabalhar com a criatividade e a curiosidade das crianças. Essas são ferramentas essenciais para a resolução de problemas.

Outro tema que está agitando a galera aqui na #cpbr10 (carinhosamente chamada) é a robótica.

Diversas equipes, cada qual com o seu robô, disputam a URC (Ultimate Robotic Combat). Matheus, aluno do curso de engenharia da PUC do Paraná, explica que as equipes formadas podem participar da competição em duas categorias existentes. Os robôs, seguindo os critérios de sua categoria, são colocados em uma arena para duelar entre si. A equipe vencedora é aquela que permanecer com o seu robô até o final da disputa.

“Nesse evento temos a oportunidade de aplicar o nosso conhecimento adquirido em sala de aula, ganharmos experiência, sermos bons profissionais e termos maior visibilidade de nossos trabalhos e projetos desenvolvidos”, explica Mateus.

A disputa é emocionante e muito acirrada. Vale até torcida organizada.

A cultura maker e a robótica são temas e práticas que já estão sendo trabalhadas com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Vale a pena conferir, colocar a mão na massa, se divertir e aprender um pouco mais sobre estes temas tão fascinantes.

Equipe Imprensa Jovem
Alunos: Arthur Mades e Caique Quevedo
Professora responsável: Regiane Ruschel
EMEF. Dr.José Dias da Silveira – DRE BT

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301