Notícias

Crianças e adolescentes Guarani participam do Recreio nas Férias

Atividades recreativas, culturais e esportivas ocorreram nos três Centros de Educação e Cultura Indígena da cidade de São Paulo

Publicado em: 23/01/2020 12h39 | Atualizado em: 01/10/2021
fotografia de crianças indígenas brincando em uma cama elástica

Cerca de 620 crianças e adolescentes Guarani das aldeias Jaraguá, Tenondé Porã e Krukutu estão participando da 38º edição do Recreio nas Férias. Elas estão se divertindo com apresentações teatrais e oficinas educativas dentro dos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), além de passeios a museus, instituições culturais e intercâmbio entre aldeias.

Ao planejar a programação do Recreio nas Férias para os CECIs, as equipes responsáveis, que contam com integrantes indígenas e não indígenas, procuram formas de integrar atividades dirigidas com atividades da rotina dos participantes, como subir em árvores, jogar bola, ir até a Casa de Reza cantar e dançar ou ir à represa, como é o caso dos indígenas do CECI Krukutu.

Para os 330 participantes do Polo CECI Jaraguá as duas semanas estão com uma programação muito rica em entretenimento e cultura, dentro e fora da aldeia. Provenientes do complexo de aldeias que existe na região do Pico do Jaraguá, eles tiveram a oportunidade de participar das oficinas de circo, brincar em brinquedos infláveis e fazer atividades recreativas na piscina já no primeiro dia do Recreio nas Férias, durante a abertura oficial que aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Pêra Marmelo, na região de Pirituba.

crianças indígenas do Ceci Jaragua No Ceu Pera Marmelo
Crianças do CECI Jaraguá brincam na piscina do CEU Pêra Marmelo

No polo eles também estão participando de oficinas de sustentabilidade, parkour e capoeira. Além disso, já visitaram o teatro do Corinthians (Parque São Jorge), as unidades do SESC Interlagos e Pompeia, Museu de Arte Brasileira (MAB), Museu Catavento e a aldeia Krukutu.

Para chegar até o local na zona sul, a turma do Jaraguá viajou por cerca de duas horas. Dependendo do trajeto escolhido, o percurso pode chegar a mais de 100 km, sendo 3,4 km de estrada de terra. Adilson, um dos adolescentes do CECI Jaraguá, contou que foi até lá para jogar futebol com os colegas.

Futebol Krukutu 2 825x470
Adolescentes do CECI Jaraguá jogam futebol com os do CECI Krukutu

Jogar bola é uma das atividades preferidas das crianças e adolescentes no CECI Krukutu, outro polo do Recreio nas Férias, situado na região de Parelheiros, no extremo Sul da capital, às margens da represa Billings. Durante a programação, os 140 inscritos se divertem com pintura, amarelinha, mesa de ping pong e pebolim, corrida de saco, vôlei, cama elástica, piscina de bolinhas e brinquedos infláveis.

Oficinas de pipa, escultura em argila e artesanato Guarani fizeram parte do planejamento. As atividades culturais contam com apresentação de teatro “Que bicho é esse?” e contação de história “Contos desenhados”. A turma foi passear nas unidades do SESC Campo Limpo, Interlagos e ao Itaú Cultural.

Neste polo, todos os integrantes da equipe do Recreio são indígenas. O grupo possui 7 agentes de recreação, 1 oficineiro e 1 coordenador de polo. A preocupação ao elaborar as atividades vai desde propor materiais adequados até a forma de integrar as atividades da rotina já que “As crianças e adolescentes da comunidade brincam de forma muito livre. A sala de aula é a aldeia inteira. Eles têm livre acesso a aldeia. É da cultura”, contou Lucinaide dos Anjos Santana, Coordenadora Geral do CECI Krukutu.

Seleção Recreio Nas Férias Ceci Krukutu (2) 825x470
Crianças do krukutu brincam
Seleção Recreio Nas Férias Ceci Krukutu (38) 825x470
Crianças do Krukutu brincam livremente

Ainda na região de Parelheiros, a uma distância de 1,8 km do CECI Krukutu, fica a Aldeia Guarani Tenondé Porã que teve 150 inscritos no programa de férias. O polo possui 13 agentes de recreação, todos da etnia Guarani. Lá a agitação também tem sido garantida com muita brincadeira, passeios e atrações. Passeios ao Itaú Cultural, na Avenida Paulista, às unidades do SESC Campo Limpo, Interlagos e Santo Amaro e à Aldeia Tekoá-Porã, que é nova na região e fica localizada à cerca de 1 km de distância do CECI. Na programação também constam diariamente atividades de canto e dança na Casa de Reza da aldeia.

Teatro Tenonde 825x470
Cia de teatro se apresenta no CECI Tenondé Porã

Estes são os últimos dias da 38ª edição do Recreio nas Férias “Brincadeira é Coisa Séria!”. O programa teve a participação de 20 mil crianças, contou com mais de mil oficinas, foi realizado em 53 polos espalhados em várias regiões da cidade, foram oferecidas 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche) e para aqueles que realizaram passeios externos foi entregue um kit lanche, totalizando cerca de 59 mil refeições diárias.

Acesse fotos do Recreio nas Férias no CECI Krukutu 

Conheça mais sobre os Centros de Educação e Cultura Indígena em São Paulo.

Saiba detalhes sobre a 38ª Edição do Recreio nas Férias “Brincadeira é Coisa Séria!”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212