Notícias
Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar
Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades
Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.
Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.
No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.
A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.
No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.
Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.
A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.
De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Professor João Ernesto de Souza Campos tem 37 alunos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEI Pedro Herz é inaugurado no Jardim Letícia com infraestrutura sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Relacionadas

Professores da rede pública e privada terão desconto para reserva de hoteis em todo o país
Publicado em: 12/02/2025 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Prêmios do concurso “Cozinhas e Infâncias” começam a ser entregues nas unidades educacionais vencedoras
Publicado em: 12/02/2025 11h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de SP também beneficiou os estudantes de escolas particulares
Publicado em: 12/02/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno
Publicado em: 12/02/2025 9h15 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Publicado em: 10/02/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases