Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Meninas Com Livro Nas Mãos
Fotografia mostra pessoas adultas dentro de uma piscina durante aula de hidroginástica no CEU Heliópolis.

SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs

Publicado em: 28/04/2025 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 34 35 36 37 38 1.547