Notícias
Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar
Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades
Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.
Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.
No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.
A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.
No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.
Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.
A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.
De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E
Secretaria Municipal de Educação
SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca novos professores de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia currículo antirracista e compra inédita de 128 mil bonecas negras para as escolas municipais
Secretaria Municipal de Educação
SME oferece curso sobre alimentação saudável na Educação Infantil
Relacionadas

Programação nos CEUs em homenagem às mulheres termina neste fim de semana
Publicado em: 23/03/2023 6h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E
Publicado em: 23/03/2023 6h25 - em Secretaria Municipal de Educação

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Publicado em: 23/03/2023 11h02 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convoca novos professores de Educação Infantil
Publicado em: 22/03/2023 7h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP anuncia currículo antirracista e compra inédita de 128 mil bonecas negras para as escolas municipais
Publicado em: 21/03/2023 12h49 - em Secretaria Municipal de Educação