Notícias

Crianças do CEI Jardim Ruth vão além dos muros da escola

Cerca de cem bebês e crianças, com idade entre um e três anos, visitam exposição "Modos de ver o Brasil" na OCA

Publicado em: 18/07/2017 16h39 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_oca_740_x_430.jpg

Neste mês de julho, crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ruth visitaram a exposição “Modos de ver o Brasil” na OCA, no Parque do Ibirapuera. O passeio segue a Proposta Político-Pedagógica da Unidade Escolar de proporcionar a ocupação da cidade de São Paulo, possibilitando o contato com outras culturas e experiências, desenvolvendo, desta maneira, os princípios éticos, estéticos e políticos.

A escola fica situada na zona leste da cidade, no bairro Jardim Ruth, e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel. “Circular pela cidade e ver outras formas de organização do espaço, outras manifestações culturais, auxilia na compreensão da diversidade e na ampliação do repertório cultural dos meninos e meninas. Este é o foco dos nossos trabalhos neste ano de 2017”, destaca Tarsilla Natally Alcântara, diretora da escola.

A exposição promoveu o encontro de cerca de cem bebês e crianças, com idade de um a três anos, com trabalhos artísticos que mostram modos diferentes de existir, bem como a construção de identidades, o reconhecimento e respeito ao outro. Além de interagir com algumas obras, as crianças tiveram a oportunidade de fazer uma visita monitorada que garantiu o contato com a temática da diversidade.

cei_oca_meio_740_x_430.jpg

Tarsilla conta que os estudos de aprimoramento da prática docente que acontecem na escola estão voltados para a valorização das diferenças culturais e étnicas, especialmente as matrizes africanas e indígenas, e que as ações desenvolvidas enfatizam a importância da ocupação dos espaços e a exploração do território.

“A Educação Integral descrita nos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação é um dos princípios do nosso CEI. Tentamos garantir às crianças o direito à circulação pela cidade como condição de acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes e a ampliação contínua do repertório sociocultural”, enfatiza Tarsila.

Outras ações – No mês de abril, todos os bebês e crianças do CEI (berçário, MGI e MGII) tiveram a oportunidade de ouvir história e assistir apresentação artística no Centro Educacional Unificado (CEU) Azul da Cor do Mar, localizado na DRE Itaquera. Alguns pais foram convidados a acompanhar o passeio cujo objetivo era promover o fortalecimento das relações entre CEI e as famílias que compõem a comunidade escolar.

Para a diretora da unidade, a real participação das crianças e suas famílias na exploração do território é um meio de garantir uma educação de qualidade social, além de possibilitar o acesso aos equipamentos do entorno, fortalecer parcerias entre escola e família e a efetivação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

Confira a galeria de fotos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211