Notícias

Crianças do CEI Jardim Ruth vão além dos muros da escola

Cerca de cem bebês e crianças, com idade entre um e três anos, visitam exposição "Modos de ver o Brasil" na OCA

Publicado em: 18/07/2017 16h39 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_oca_740_x_430.jpg

Neste mês de julho, crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ruth visitaram a exposição “Modos de ver o Brasil” na OCA, no Parque do Ibirapuera. O passeio segue a Proposta Político-Pedagógica da Unidade Escolar de proporcionar a ocupação da cidade de São Paulo, possibilitando o contato com outras culturas e experiências, desenvolvendo, desta maneira, os princípios éticos, estéticos e políticos.

A escola fica situada na zona leste da cidade, no bairro Jardim Ruth, e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel. “Circular pela cidade e ver outras formas de organização do espaço, outras manifestações culturais, auxilia na compreensão da diversidade e na ampliação do repertório cultural dos meninos e meninas. Este é o foco dos nossos trabalhos neste ano de 2017”, destaca Tarsilla Natally Alcântara, diretora da escola.

A exposição promoveu o encontro de cerca de cem bebês e crianças, com idade de um a três anos, com trabalhos artísticos que mostram modos diferentes de existir, bem como a construção de identidades, o reconhecimento e respeito ao outro. Além de interagir com algumas obras, as crianças tiveram a oportunidade de fazer uma visita monitorada que garantiu o contato com a temática da diversidade.

cei_oca_meio_740_x_430.jpg

Tarsilla conta que os estudos de aprimoramento da prática docente que acontecem na escola estão voltados para a valorização das diferenças culturais e étnicas, especialmente as matrizes africanas e indígenas, e que as ações desenvolvidas enfatizam a importância da ocupação dos espaços e a exploração do território.

“A Educação Integral descrita nos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação é um dos princípios do nosso CEI. Tentamos garantir às crianças o direito à circulação pela cidade como condição de acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes e a ampliação contínua do repertório sociocultural”, enfatiza Tarsila.

Outras ações – No mês de abril, todos os bebês e crianças do CEI (berçário, MGI e MGII) tiveram a oportunidade de ouvir história e assistir apresentação artística no Centro Educacional Unificado (CEU) Azul da Cor do Mar, localizado na DRE Itaquera. Alguns pais foram convidados a acompanhar o passeio cujo objetivo era promover o fortalecimento das relações entre CEI e as famílias que compõem a comunidade escolar.

Para a diretora da unidade, a real participação das crianças e suas famílias na exploração do território é um meio de garantir uma educação de qualidade social, além de possibilitar o acesso aos equipamentos do entorno, fortalecer parcerias entre escola e família e a efetivação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

Confira a galeria de fotos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189