Notícias
Crianças de EMEI são apresentadas à cultura popular nordestina
Vivências trazem elementos típicos do Nordeste para os pequenos; no Dia da Família, escola fará celebração e homenagem à região
Publicado em: 13/06/2023 15h30 | Atualizado em: 13/06/2023
Devido ao fato de muitas famílias das crianças matriculadas na EMEI Rodrigues de Abreu, da DRE Guaianases, serem nordestinas, a escola tem trabalhado a cultura popular do Nordeste na unidade. No dia 30 de junho, o Dia da Família terá o tema “Celebrando a Cultura Popular Brasileira”.
Até lá, o Nordeste aparece na escola em vários contextos de aprendizagem, na sala de aula, em comidas, instrumentos musicais, tecidos e brinquedos. Vários itens da cultura nordestina foram expostos para que as crianças pudessem conhecer mais.
As crianças puderam explorá-los e conforme iam surgindo as dúvidas, iam questionando e construindo conhecimento como protagonistas de seu aprendizado.
Em uma outra sala foi explorada a figura do espantalho, que normalmente é colocado nas plantações para espantar as aves. Nesta ação, os familiares estão sendo entrevistados, relatando sobre suas experiências com o boneco, para que os pequenos reconheçam por meio das falas de seus responsáveis.
A ideia do projeto surgiu a partir da escuta dos familiares. “Discutimos com os educadores da escola, e os responsáveis também pediam que esse assunto fosse abordado, aqui no território muitas famílias vieram do nordeste”, disse Susana Cristina de Araújo, coordenadora pedagógica da unidade.
Pertencimento
Por meio dessas experiências, as crianças aprendem a valorizar e reconhecer a cultura popular nordestina, que é muito presente na vida de muitas famílias matriculadas na unidade, surgindo assim a possibilidade de compartilhar culturas e ampliar as experiências.
“O objetivo principal dessas vivências é que as crianças tenham contato e valorizem a cultura popular nordestina. Esse é um diálogo que as famílias têm interesse e ultrapassa a escola. Nesse momento a gente luta muito com a era digital, então valorizamos que a criança tenha um diálogo com a sua família, esse momento é uma possibilidade de um momento de qualidade”, afirmou a coordenadora.
Os pequenos ainda serão apresentados a outros estilos musicais, como o forró, o xaxado e o frevo, que são típicos da região que está sendo explorada. No Dia da Família, que acontecerá no final deste mês, a unidade celebrará e homenageará a cultura popular nordestina. A decoração da EMEI será inspirada nesta temática e a comunidade será imersa nesta cultura, possibilitando aproximação e ampliação cultural.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

Educação Física Escolar – Diálogos e Pesquisa
Publicado em: 23/03/2016 11h25 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Educadores da Rede Municipal poderão fazer curso de iniciação ao jogo de Mancala
Publicado em: 23/03/2016 9h08 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Plateia SME – edição de 21 de março
Publicado em: 22/03/2016 6h33 - em CEU e COCEU

Semana Poética na Biblioteca do CEU Três Lagos
Publicado em: 22/03/2016 5h15 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

DRE Ipiranga oferece curso “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria: formadores parceiros”
Publicado em: 22/03/2016 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga