Notícias

Crianças de EMEI reúnem itens da natureza em caixa e trocam com outras escolas

Projeto “Caixas da Natureza” permite explorar diversidade brasileira por meio de objetos naturais

Publicado em: 01/11/2022 11h17 | Atualizado em: 01/11/2022
26 crianças estão sentadas no gramado, em círculo. Elas estão olhando para caixa que está no centro da roda, que está forrada com um papel marrom e com desenhos a sua volta.

Duas turmas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Premiano, da DRE São Mateus, participam do projeto “Caixas da Natureza”, que promove um intercâmbio entre crianças de diferentes lugares do Brasil para realizar trocas com itens da natureza do seu entorno e ter contato com a realidade de outras crianças. 

A ideia surgiu quando a professora Sueli Pereira soube da ação e a levou para a gestão. Como estavam desenvolvendo atividades sobre migração, concluíram que adicionar esta experiência de troca de itens da natureza com outras cidades do Brasil enriqueceria muito a vivência das crianças e ampliaria o conhecimento sobre a cultura de outros lugares. Para ingressarem no projeto, as professoras Sueli e Priscila Nunes se inscreveram pelo site do projeto “Ser criança é natural”. 

Com auxílio das crianças e famílias, as docentes prepararam duas caixas para serem enviadas para duas outras escolas, o Colégio Anglo Infantil Acalanto, de São João da Boa Vista – SP, e a outra do CEI Girassol, de Florianópolis – SC. Nas caixas, a equipe colocou vegetais da horta, rochas de diferentes tamanhos, galhos, folhas, feijões andú, flores, recolhidos pelas crianças e suas famílias, além do portfólio contendo a foto das crianças durante o recolhimento dos itens da natureza que compõem o espaço da EMEI.

As turmas também receberam duas caixas, das mesmas escolas que enviaram. O Colégio Anglo Infantil enviou um herbário, com folhas e flores de diversas espécies da Serra da Mantiqueira, jogo da memória de folhas coletadas, composição com flores, galhos com formas geométricas, jogo da velha com pedrinhas e galhos, silhueta de árvore e sombras de animais. A caixa do CEI Girassol continha personagens do folclore, pedras e folhas de Jambolão, recolhidas da praia da Tapera, conchas de praias locais, areias de diversos tipos,  quadros feitos com galhos e areia, móbiles feitos com conchas, mapa da ilha elaborado pelas crianças, cartinhas de cada uma das crianças que participaram do projeto, entre outros.

 

Ao receberem as caixas, as professoras sentaram com as crianças para abrirem juntas e pesquisar sobre os itens que não conheciam. “A caixa ia se revelando à medida que retirávamos os objetos. Antes de abri-las, as crianças falavam sobre suas hipóteses. Todos ficaram muito surpresos com a diversidade de cada lugar”, disse Elaine Rosângela Di Giacomo, coordenadora da EMEI Jardim Premiano.

Esse ano apenas duas turmas da EMEI participaram, pois foi um teste de como seria ingressar no projeto. Para o ano que vem, será ampliado para que todas as turmas participem, dividindo entre os semestres.

Crianças estão debruçadas sobre uma caixa que está no chão, na foto se vê apenas as cabeças delas. A caixa está aberta e as crianças estão olhando os itens que estão dentro dela.

Caixas da Natureza

O projeto Caixas da Natureza existe desde 2013 e foi criado pela pedagoga Ana Carol Thomé. Ele oportuniza que os participantes tenham contato com as culturas naturais de diversos estados do Brasil.

As caixas são preenchidas com itens de experiências naturais das crianças, com elementos que façam sentido para quem está montando, promovendo uma troca de experiências e histórias. 

Podem participar famílias e escolas de todo Brasil, tanto públicas, quanto privadas. Os únicos pré-requisitos são ter disposição para brincar com a natureza e criar oportunidades para o aprendizado ao ar livre.

Os coordenadores do projeto selecionam para qual escola será direcionada cada caixa. As trocas  ocorrem duas vezes no ano, uma em cada semestre.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site Ser Criança é Natural. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301