Notícias

Crianças da Rede Municipal criam programa de podcast

O projeto “Criança Pod(e)cast” apresenta uma série de episódios em áudio com entrevistas, músicas e histórias com a participação de crianças e suas famílias

Publicado em: 11/08/2020 18h38 | Atualizado em: 01/10/2021
Criança Pod(e)cast

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Suzana Campos Tauil, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, inovaram na criação de conteúdo exercendo a criatividade expressando suas opiniões sobre diferentes temas com gravações em áudio para o programa: Criança Pod(e)cast.

No início deste ano, um projeto chamado Infância Educadora começou a ser realizado na escola com o objetivo de levar a turma para conhecer e ocupar os espaços públicos no entorno da unidade: ruas, feiras, biblioteca, museus e praças, exercendo o direito à cidade. No entanto, com o surgimento do Covi-19 (Coronavírus) e a recomendação das autoridades de saúde para a realização do isolamento social, ocorreu a ocupação de territórios virtuais.

O projeto: Criança Pod(e)cast – Ocupando Territórios Virtuais, foi idealizado pela Professora de Educação Infantil da Unidade, Elen Alves de Sousa, após avaliar experiências de atividades produzidas pelas crianças e constatar que as expectativas e intenções planejadas anteriormente não estavam contribuindo para o estímulo da criatividade e produção de novas culturas.

Professora Elen Podescast                              (Professora Elen Alves durante a gravação de um programa de podcast)

A ação iniciada em junho deste ano, com 20 crianças de 3 a 7 anos de idade, apresenta uma série de episódios com entrevistas, músicas e histórias com participação das crianças com suas famílias e a professora. Os programas são gravados e publicados semanalmente no canal do Youtube.

A ação tem por objetivo divulgar a voz de meninos e meninas, para que outras crianças e suas famílias possam ouvir e participar, expressando suas ideias e pensamentos sobre diversos temas, por meio de entrevistas, músicas ou sobre qualquer outro assunto que quiserem falar.

O trabalho também incentiva as crianças e famílias a se apropriarem do uso das tecnologias por meio das vias digitais de áudio, mantendo o contato virtual, e diminuindo a distância em decorrência do isolamento social.

Como funciona – Semanalmente, a Professora Elen envia um áudio com uma pergunta para cada criança/família pelo aplicativo de mensagem “WhatsApp”. As crianças com ajuda dos pais/responsáveis gravam em casa e em até quatro dias enviam a resposta. A edição de áudio e vídeo para posterior divulgação é feita pelo músico, Bruno Vieira, nos programas Cubase (edição de áudio) e Sony Vegas (edição de vídeo).

As imagens exibidas durante o podcast são compostas por desenhos feitos pelas crianças, alguns com o logotipo do projeto “Ocupa a Cidade”, ao qual fazem parte, e os temas para as perguntas são (re) planejados de acordo com o retorno das famílias, que sinalizam se aquela pergunta foi adequada para aquele momento, considerando também os áudios espontâneos das crianças que são enviados esporadicamente.

No início, o podcast era destinado às crianças e famílias do mini grupo II B do CEI, porém, outras crianças por influência de seus pais e amigos começaram a ouvir os podcasts e se interessaram em participar. Já fizeram parte do programa: crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fagundes Varella, na zona leste de São Paulo, outras no bairro do Morumbi e também de Rio Claro, cidade do interior do estado.

Confira alguns depoimentos de mães que participam junto com seus filhos no projeto:

Fiquei pensando muito sobre a proposta do projeto das crianças ocuparem os espaços. E bem nesse ano vi//r a pandemia. Muito legal eles ocuparem os espaços virtuais agora”, observa Mariana, mãe da Maya.

“Desde que o Felipe me contou sobre o projeto, fiquei encantada. A conversa sobre o espaço público e direito à cidade é presente em casa”, comentou Lígia, mãe do Lourenço.

Acesse o canal, inscreva-se e confira os podcasts publicados clicando neste link .

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.

SME abre inscrições para contratação temporária de professores

Publicado em: 08/08/2022 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

banner com logomarca da FLICEUs Festa Literária dos CEUs

30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro

Publicado em: 08/08/2022 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com o fundo de terra, no centro a muda de uma planta com duas folhas verdes e, ao seu redor, as mão de três pessoas formando um círculo ao seu redor, sobre um pequeno monte de terra.
Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.260