Notícias

Crianças criam esculturas para jardim e horta da EMEI Eduardo Carlos Pereira

Enfeites são feitos com areia do parque da escola e cola

Publicado em: 03/09/2018 18h36 | Atualizado em: 30/11/2020

criancas_esculturas_EMEI_eduardo_c_pereira_DESTAQUE_740_x_430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eduardo Carlos Pereira, localizada no bairro Vila Maria Alta, zona norte de São Paulo, as crianças são estimuladas a criar esculturas utilizando uma mistura de areia e cola e aumentam a relação de pertencimento e afetividade com o espaço externo da unidade. Além de estimular a expressividade, as criações serão utilizadas para enfeitar e proteger os jardins e canteiros que também são cultivados pelas crianças.

O trabalho com as esculturas foi iniciado a partir de atividades que abordaram a alimentação saudável e o cultivo de horta. O Professor de Educação Infantil José Thiago Rodrigues da Silva percebeu que as crianças exploravam pouco a área verde da escola. Assim, resolveu trabalhar com a plantação de mudas e sementes das frutas que fazem parte da alimentação escolar e, depois, com a criação de esculturas de jardim, usando areia do parque da unidade e cola escolar branca. A intenção é que as pequenas esculturas demarquem e alegrem o espaço cultivado.

O professor conta que, a princípio, a atividade não resultou em nenhum produto final. No entanto, as crianças puderam explorar livremente o material e, no decorrer dos dias, criaram formas de maneiras variadas utilizando a própria imaginação ou os brinquedos de areia. Bolos, castelos, tartarugas, flores e estrelas são algumas das esculturas criadas por eles. Após as peças secarem, passam por sessão de pintura com guache. Um grande castelo de areia tem sido construído coletivamente pelas crianças, tijolo a tijolo.

“Quero deixar um legado para essas crianças, para que daqui a alguns anos elas se lembrem de que ajudaram a cuidar, alegrar e a plantar as árvores da escola”, diz o professor. Em 2017 foram contabilizadas 116 árvores de pequeno, médio e grande porte na unidade, entre elas pitangueiras, mangueiras e abacateiro. Neste ano de 2018 ainda estão previstas a inauguração do jardim e da instalação das esculturas na horta da escola.


Uma ação coletiva – As atividades fazem parte do Projeto Político-Pedagógico que trata de alimentação e diversidade e é desenvolvido por todos os educadores da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eduardo Carlos Pereira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé. Entre as ações do projeto estão a catalogação e identificação das espécies de árvores e plantas existentes no terreno, cultivo de horta, estímulo à alimentação saudável e sustentável, plantação de sementes e mudas, incluindo Pau Brasil e árvores nativas da Mata Atlântica, distribuição de mudas para as famílias, implantação de coleta seletiva e compostagem.

A diretora Daniela Oliveira Silva conta que a sua unidade também atua com o projeto Árvore Generosa, desenvolvido em parceria com o Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), associação que, a partir de formações e oficinas, fortalece a relação entre criança e natureza desde o início de suas vidas. Em 2018, cerca de 200 mudas de árvores nativas foram doadas para a escola com o intuito de sensibilizar crianças e famílias a fazerem a plantação em suas casas.

“No dia 27 de agosto recebemos Caroline Kerestes, uma das responsáveis técnicas do Projeto Hortas Pedagógicas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, para uma atividade especial. Educadores e crianças estiveram envolvidos na plantação. Entre as mudas e sementes semeadas no canteiro estão alface roxa, alface, almeirão, tomatinho, catalônia, couve e cebolinha”, comemora a diretora.

Confira a galeria de imagem destas atividades. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.488