Notícias

Crianças aprendem a bordar na EMEI Heitor Villa-Lobos

Iniciativa, realizada a partir do interesse das crianças pelo bordado, será finalizada com uma grande produção coletiva

Publicado em: 18/09/2018 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

criancas_bordar_740X430.jpg

Cerca de 30 crianças com 4 e 5 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa-Lobos, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, aprendem a bordar durante as aulas com a Professora de Educação Infantil, Carolina Boccuzzi.

A partir da observação, pelas crianças, de um furo no toldo da varanda da escola, a Professora passou a conversar com a sua turma sobre o tema da costura e do bordado. As crianças passaram a trazer relatos sobre histórias de suas famílias envolvendo o tema e a professora, nessa etapa, trabalhou com o livro “Colcha de Retalhos”, que aborda a relação de memória e afeto ao ato de bordar e costurar.

“O interesse pelo aprendizado do ato de bordar só aumentou e algumas crianças me perguntaram: ‘Prô’, como é que se borda?”, conta Carolina.

Partindo do interesse das crianças, as atividades tiveram continuidade com o bordado, tendo, como referência, os desenhos produzidos pela turma. As crianças escolheram desenhar o parque da escola – o espaço que mais gostam. Com auxílio da professora Carolina, os desenhos foram transferidos para um tecido chamado chita.

Assim como o trabalho de bordado, o livro “Colcha de Retalhos” inspirou a realização de uma receita, assim como a avó faz para o neto na obra literária. A turma escolheu o pão de queijo e obteve ajuda voluntária de uma chef de cozinha para o preparo.

Outro livro que serviu de base para a prática das atividades foi “Uma festa das cores – memórias de um tecido brasileiro”, que conta a história do tecido Chita. A obra colaborou para que a turma produzisse o próprio tecido, tingindo e colando flores desenhadas pelas crianças.

De acordo com a Professora Carolina, o bordado acabou unindo toda a sala. O projeto tem término planejado para setembro, com a finalização de um grande bordado coletivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641