Notícias

Crianças aprendem a bordar na EMEI Heitor Villa-Lobos

Iniciativa, realizada a partir do interesse das crianças pelo bordado, será finalizada com uma grande produção coletiva

Publicado em: 18/09/2018 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

criancas_bordar_740X430.jpg

Cerca de 30 crianças com 4 e 5 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa-Lobos, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, aprendem a bordar durante as aulas com a Professora de Educação Infantil, Carolina Boccuzzi.

A partir da observação, pelas crianças, de um furo no toldo da varanda da escola, a Professora passou a conversar com a sua turma sobre o tema da costura e do bordado. As crianças passaram a trazer relatos sobre histórias de suas famílias envolvendo o tema e a professora, nessa etapa, trabalhou com o livro “Colcha de Retalhos”, que aborda a relação de memória e afeto ao ato de bordar e costurar.

“O interesse pelo aprendizado do ato de bordar só aumentou e algumas crianças me perguntaram: ‘Prô’, como é que se borda?”, conta Carolina.

Partindo do interesse das crianças, as atividades tiveram continuidade com o bordado, tendo, como referência, os desenhos produzidos pela turma. As crianças escolheram desenhar o parque da escola – o espaço que mais gostam. Com auxílio da professora Carolina, os desenhos foram transferidos para um tecido chamado chita.

Assim como o trabalho de bordado, o livro “Colcha de Retalhos” inspirou a realização de uma receita, assim como a avó faz para o neto na obra literária. A turma escolheu o pão de queijo e obteve ajuda voluntária de uma chef de cozinha para o preparo.

Outro livro que serviu de base para a prática das atividades foi “Uma festa das cores – memórias de um tecido brasileiro”, que conta a história do tecido Chita. A obra colaborou para que a turma produzisse o próprio tecido, tingindo e colando flores desenhadas pelas crianças.

De acordo com a Professora Carolina, o bordado acabou unindo toda a sala. O projeto tem término planejado para setembro, com a finalização de um grande bordado coletivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212