Notícias

Crianças aprendem a bordar na EMEI Heitor Villa-Lobos

Iniciativa, realizada a partir do interesse das crianças pelo bordado, será finalizada com uma grande produção coletiva

Publicado em: 18/09/2018 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

criancas_bordar_740X430.jpg

Cerca de 30 crianças com 4 e 5 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa-Lobos, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, aprendem a bordar durante as aulas com a Professora de Educação Infantil, Carolina Boccuzzi.

A partir da observação, pelas crianças, de um furo no toldo da varanda da escola, a Professora passou a conversar com a sua turma sobre o tema da costura e do bordado. As crianças passaram a trazer relatos sobre histórias de suas famílias envolvendo o tema e a professora, nessa etapa, trabalhou com o livro “Colcha de Retalhos”, que aborda a relação de memória e afeto ao ato de bordar e costurar.

“O interesse pelo aprendizado do ato de bordar só aumentou e algumas crianças me perguntaram: ‘Prô’, como é que se borda?”, conta Carolina.

Partindo do interesse das crianças, as atividades tiveram continuidade com o bordado, tendo, como referência, os desenhos produzidos pela turma. As crianças escolheram desenhar o parque da escola – o espaço que mais gostam. Com auxílio da professora Carolina, os desenhos foram transferidos para um tecido chamado chita.

Assim como o trabalho de bordado, o livro “Colcha de Retalhos” inspirou a realização de uma receita, assim como a avó faz para o neto na obra literária. A turma escolheu o pão de queijo e obteve ajuda voluntária de uma chef de cozinha para o preparo.

Outro livro que serviu de base para a prática das atividades foi “Uma festa das cores – memórias de um tecido brasileiro”, que conta a história do tecido Chita. A obra colaborou para que a turma produzisse o próprio tecido, tingindo e colando flores desenhadas pelas crianças.

De acordo com a Professora Carolina, o bordado acabou unindo toda a sala. O projeto tem término planejado para setembro, com a finalização de um grande bordado coletivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301