Notícias

Clube da Matemática na EMEF Geny Pussinelli utiliza jogos para ajudar na aprendizagem

Objetivo é ampliar e consolidar os conhecimentos de Matemática e de Geometria

Publicado em: 07/10/2016 8h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Clube da matematica_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geny Maria Pussinelli, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve o projeto Clube da Matemática. A atividade, realizada com os alunos há cinco anos, utiliza jogos para facilitar a aprendizagem e tem o objetivo de ampliar a capacidade de compreensão de diferentes tipos de textos e desmistificar o estereótipo da matemática como uma matéria difícil de entender.

Desenvolvido sempre ao longo de um ano, o projeto Clube da Matemática procura capacitar os alunos nos primeiros meses de aula. Após essa etapa inicial, é feita uma reunião para estudos, preparação e aplicação do material. Os conteúdos abordados durante o projeto são: números e operações em N, significado e representação dos números fracionários, espaços e formas, simetria, grandezas e medidas e tratamento da informação.

“As situações lúdicas impulsionam o prazer pelos estudos, facilitam a investigação de novas soluções dos problemas apresentados nos jogos e oferecem a oportunidade da criança ser ativa no processo de construção do conhecimento de forma cooperativa e colaborativa”, argumenta Fernanda Müller, coordenadora pedagógica da unidade. Ela diz que o projeto foi idealizado há cinco anos, após a percepção de que os alunos tinham dificuldade com a matéria. Ela diz que, ao longo desse tempo, o “Clube” tem gerado bons frutos. “O incentivo aos estudos propiciou a criação de um grupo de estudos que culminou em quatro premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, destaca.

A formação e a atuação dos alunos são acompanhadas por uma professora, com supervisão da coordenação da escola e de uma professora de matemática da unidade. Mensalmente, é feita uma avaliação das ações do projeto para verificar a efetividade do planejamento e das ações. “Nessa avaliação são analisados os avanços e as dificuldades apresentadas durante o desenvolvimento das atividades”, explica Fernanda.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.

Resultados da prova discursiva e classificação prévia de concurso para ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 12/04/2024 9h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

SME oferece curso voltado à saúde vocal para os educadores da Rede Municipal

Publicado em: 11/04/2024 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora Lívia e várias crianças andando de motoca na Praça da república.
Alunos de Dança Cigana do CEU Formosa posam para foto

CEU Formosa promove aulas gratuitas de dança cigana para comunidade

Publicado em: 11/04/2024 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Alunas do CEU Parelheiros participam de aula de Afromix. No palco as professoras conduzem a aula.

CEUs oferecem aulas de dança do Afromix em sua programação

Publicado em: 11/04/2024 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.438