Notícias

Circuito Spcine ganha 10 novas salas de cinema na periferia

Prefeitura anunciou hoje as novas salas, que serão localizadas em CEUs em diferentes regiões da cidade

Publicado em: 28/01/2022 15h33 | Atualizado em: 28/01/2022
ilustração de um cinema com a logomarca Circuito SPcine

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, anuncia a criação de 10 novas salas de cinema do Circuito Spcine na periferia da cidade. As salas serão instaladas em Centros Educacionais Unificados (CEUs), em regiões em que há pouca ou nenhuma oferta gratuita de salas de cinema, e tem um investimento total de R$15 milhões.

A iniciativa foi anunciada pelo prefeito da cidade, Ricardo Nunes, juntamente com a secretária de cultura Aline Torres, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e a presidente da Spcine, Viviane Ferreira, nesta quinta-feira, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O anúncio aconteceu durante o encerramento das festividades do Aniversário de São Paulo, que marcaram o início da comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

“Essa é uma ação muito forte, e que também tem tudo a ver com o que a gente deseja para comemorar o centenário da Semana de 22, que é colocar a cultura mais forte ainda nas periferias, para que a cultura seja acessível a todos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

A Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, criou em 2016 o Circuito Spcine, voltado à democratização do acesso ao cinema e com seleções de títulos que vão desde filmes de arte até blockbusters, incluindo mostras de cinema. Com o anúncio das novas unidades, a rede passa a ser composta por 30 salas públicas, sendo 25 em CEUs (Centros Educacionais Unificados) em todas as áreas da cidade, 4 em centros culturais e 1 em biblioteca. Pelo Circuito Spcine, já passaram mais de 1,7 milhão de espectadores desde a sua criação. Até o início da pandemia, o público majoritário foi composto por crianças em idade escolar — por ano, mais de 460 mil espectadores já passaram pelas salas do Circuito Spcine.

Os CEUs escolhidos para receber as salas serão as unidades Guarapiranga, Rosa da China, Navegantes, Água Azul, Pêra Marmelo, Paraisópolis, Alvarenga, Três Pontes, Tiquatira e São Mateus. Os locais já foram aprovados na análise das estruturas físicas e de viabilidade de instalação das salas. A expansão estava prevista no Plano de Metas, e a escolha dos locais teve como prioridade áreas periféricas e de baixo poder aquisitivo; regiões com nenhuma sala da Spcine e/ou de outras redes; e locais afastados de centros de lazer públicos.

“Isso significa que nós vamos atender todos os cantos da cidade de São Paulo. Todos os cantos com pessoas que, realmente, precisam, de IDH baixo, onde o único equipamento de Cultura é o da Prefeitura, a única sala de cinema é a do CEU. Esse tipo de atividade, esse tipo de olhar, esse cuidado com a população é o que estamos fazendo”, afirma a secretária de cultura Aline Torres.

“A ampliação das salas de cinema nos CEUs é resultado dessa importante parceria que auxilia no enriquecimento das atividades oferecidas pelas unidades à população paulistana”, comenta Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

“O Circuito Spcine tem como objetivo primordial, desde a sua criação, proporcionar o acesso a uma sala de cinema em cada território de São Paulo, seja com ingressos gratuitos ou a preços simbólicos”, comenta Viviane Ferreira, presidente da Spcine. “Com a expansão da rede, incluindo mais salas nos CEUs, iremos colaborar para que mais crianças e jovens apreciem, vivenciem e se inspirem com as histórias contadas pelas telas.”

O funcionamento das novas salas está previsto para o segundo semestre de 2022.

Confira os endereços:

CEU Água Azul
Av. dos Metalúrgicos, 1.262. Cidade Tiradentes

CEU Alvarenga
Estrada do Alvarenga, 3.752 – Pedreira

CEU Guarapiranga
Estrada da Baronesa, 1.120 – Jardim Kagohara

CEU Navegantes
Rua Maria Moassab Barbour, s/n – Parque Residencial Cocaia – Grajaú

CEU Paraisópolis 
Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/n – Jardim Parque Morumbi

CEU Pêra Marmelo
Rua Pêra Marmelo, 226 – Jaraguá

CEU Rosa da China
Rua Clara Petrela, 113 – Vila Atlântica

CEU Tiquatira
Av. Condessa Elisabeth de Robiano, s/n – Penha

CEU São Mateus
Rua Curumatim, 201 – Parque Boa Esperança

CEU Três Pontes
Rua Capachós, 400 – Jardim Célia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de homens idosos em uma quadra poliesportiva

CEUs se classificam para etapa regional do Jogos Estaduais da Melhor Idade

Publicado em: 17/05/2022 11h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula onde os estudantes estão em grupo ao redor de suas mesas e fazem atividades com materiais reciclados como garrafas pet, tampinhas, papeis, entre outros.

Estudantes transformam recicláveis em brinquedos e aprendem sobre sustentabilidade 

Publicado em: 17/05/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem aérea da Horta Ceu Heliópolis

CEU Heliópolis promove Festa do Plantio com construção de horta pedagógica

Publicado em: 16/05/2022 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa da exposição. Está escrito

Estudantes repensam Semana da Arte e questionam história em exposição no Municipal

Publicado em: 16/05/2022 5h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de mãe amamentando seu bebê. Ela está sentada em uma almofada vermelha e amarela

SME abre inscrições para campanha CEI Amigo do Peito 2022

Publicado em: 16/05/2022 8h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.237