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Cidade de São Paulo possui a maior concentração de falantes em português no mundo
Idioma oficial do Brasil ganha comemoração nesta terça-feira (05); Rede Municipal possui vasto material para aplicação em sala de aula
Publicado em: 05/11/2019 11h07 | Atualizado em: 06/08/2021![Imagem mostra padrão de desenhos típicos de azulejaria portuguesa na cor azul. No centro e em destaque na cor vermelha a frase Dia Nacional da Língua Portuguesa](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Design-sem-nome-2.jpg)
O Brasil é o maior país que tem o português como idioma oficial. Para efeito de comparação, São Paulo é a cidade com maior concentração de pessoas falantes de português com 12 milhões de habitantes. Para festejar um dos idiomas mais falados do mundo, nesta terça-feira (05) será comemorado o “Dia Nacional da Língua Portuguesa”.
Estima-se que cerca de 250 milhões de pessoas são nativas em Língua Portuguesa. Além do Brasil, outros oito países adotam o português como idioma oficial: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau. Ele só não é mais falado por nativos do que o Chinês, Espanhol, Inglês, Hindi e Árabe. No entanto, não basta apenas falar um idioma, é necessário conhecer suas especificidades e, para isso, a Escola tem um papel fundamental.
Para celebrar o nosso idioma, a Rede Municipal de Educação de São Paulo possui uma plataforma que disponibiliza para consulta 33 Sequências Didáticas, com 139 atividades, que auxiliam qualquer educador de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental a fazer o planejamento de suas aulas. Todo o material é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa no mundo.
A Língua Portuguesa na Rede Municipal
A Língua Portuguesa recebeu destaque durante a implementação do Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental, que foi elaborado pelos profissionais da Rede Municipal, ao longo de 2017. Resultado de um trabalho dialógico e colaborativo, o Currículo teve a participação dos nossos estudantes por meio de um amplo processo de escuta, que mapeou anseios e recomendações sobre o quê e como eles querem aprender.
Em consonância com o Currículo da Cidade, desde o Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), até o Ciclo Autoral (7º ao 9º ano), a aprendizagem da Língua Portuguesa acontece por meio de quatro atividades fundamentais – falar, ouvir, ler e escrever, as quais se realizam em práticas sociais diversas e onde os estudantes são estimulados a utilizá-la de forma autônoma.
Para facilitar o trabalho dos educadores no planejamento de diferentes atividades, a Secretaria Municipal de Educação construiu a Plataforma do Currículo Digital da Cidade de São Paulo. O site já possui 205 sequências de atividades produzidas por assessores e docentes em cursos realizados pela SME.
A Plataforma do Currículo Digital da Cidade de São Paulo está disponível para consulta, download e pode apoiar o planejamento de qualquer educador que atue no Ensino Fundamental. Há sugestões para todos os Componentes Curriculares e elas já estão alinhadas com os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Currículo da Cidade dos diferentes componente curriculares, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, presentes no currículo e com as Orientações Didáticas.
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