Notícias

CEU Água Azul inaugura Muro Tátil com foco na acessibilidade

Projeto vai beneficiar pessoas com deficiência com interatividade e audiodescrição

Publicado em: 19/01/2023 18h16 | Atualizado em: 19/01/2023

fotografia de 4 pessoas, incluindo uma cadeirante, na frente de um muro tátil, no qual é possível perceber diversos objetos fixados e penduradosA Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugurou nesta quinta-feira (19), o Muro Tátil Inclusivo no CEU Água Azul. O local possui infraestrutura para promover a inclusão e acessibilidade por meio de objetos táteis e audiodescrição.

O Muro Tátil Inclusivo  vai beneficiar pessoas com deficiência visual, que poderão conhecer e interagir com a fachada da unidade. O projeto conta com múltiplas características interativas, como objetos táteis com texturas, sons e um QR Code, que dá acesso a audiodescrição e libras. 

A proposta surgiu dentro do contexto do Projeto Brincar 2022 e finalmente será concretizada (a construção ocorrerá entre os dias 16 e 18, com a inauguração prevista para o dia 19). A iniciativa existe desde 2017, em parceria da SME com a Fundação Grupo Volkswagen e a Mais Diferenças, e reúne ações ligadas à inclusão em unidades das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O gestor do CEU Água Azul, Fernando Cardoso, aponta a mensagem que a ação transmite. “Levamos a mensagem de respeito a toda comunidade e frequentadores do equipamento público, ainda mais se tratando de uma ação inclusiva, com um olhar para as diferenças, onde todos possam participar. Seguiremos lutando para que o CEU Água Azul torne-se cada vez mais acessível e inclusivo”, destaca.

O projeto segue as diretrizes do Currículo da Cidade, que define a acessibilidade como um fator essencial dentro do processo de inclusão. O espaço tem a capacidade de se comunicar, e a participação plena dos estudantes com deficiência é tida como essencial em todos os espaços e atividades escolares. O Currículo da Cidade busca a modificação dos paradigmas da sociedade contemporânea e a compreensão de que as diferenças estão constituídas no ambiente escolar.

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, destaca a importância do projeto e da acessibilidade na Rede Municipal de Ensino. “A construção e inauguração do muro reforça a perspectiva da educação especial e acessibilidade presentes no Currículo da Cidade, a permanência e participação das crianças, jovens e adultos é fundamental”, aponta.

Fotografia de um muro tátil, no qual é possível perceber diversos objetos fixados e pendurados

Educação Especial

A SME trabalha com a Educação Inclusiva em várias frentes, com o objetivo de assegurar  o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação nas unidades educacionais e espaços educativos. 

A assistência ocorre com os Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), Auxiliar de Vida Escolar (AVE), estagiários do programa Aprender Sem Limites e equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicólogos em cada uma das Diretorias Regionais de Educação.  A SME também possui os Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, que trabalham com formação e acompanhamento para a comunidade escolar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes e professor em área verde carregando mesas de madeira.

EMEF Philó desenvolve projeto de ‘eco praça’ em parceria com Faculdade de Arquitetura da USP

Publicado em: 08/02/2023 4h04 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia em um globo terrestre sendo segurado por duas mãos. Segue com um bilhete escrito Inglês

Biblioteca do CEU Capão Redondo promove roda de conversa em inglês

Publicado em: 07/02/2023 1h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra mulher em frente a uma mesa com note e caderno. No canto superior esquerdo as logomarcas: UniCEU (Universidade nos CEUs) e UNIVESP

Rede de universidade dos CEUs tem mais de 4.600 vagas abertas para 9 cursos de ensino superior

Publicado em: 06/02/2023 5h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Mãos
Fotografia de uma professora em sala de aula com estudantes.

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de SP voltam às aulas nesta segunda-feira (6)

Publicado em: 06/02/2023 10h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.312