Notícias

CEI implementa projeto de incentivo à amamentação infantil

Projeto da unidade quer divulgar a importância do leite materno como alimento essencial na primeira infância

Publicado em: 10/03/2020 9h56 | Atualizado em: 21/09/2021
Imagem de mães com seus filhos no colo, sentadas em uma escada.

Inaugurado na metade de 2019, o Centro de Educação Infantil (CEI) parceiro CEI Sonho de Infância, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, que atende 90 bebês entre 0 e 2 anos(berçário e minigrupo I), tem acolhido e incentivado as mães para que amamentem os bebês na unidade.

O projeto surgiu quando a equipe se deparou com a demanda de 70 alunos de 0 a 1 ano de idade e notaram que precisavam acolher as mães. “Notamos que algumas mães iriam interromper a amamentação previamente pelo fim do período de licença maternidade e também que não havia o hábito delas virem à escola para amamentar os bebês”, explica a diretora da unidade, Daiane Souza Patrício.

Imagem de uma mãe com sua filha no colo.

A farmacêutica Talita Santana e sua filha Rafaela, de 5 meses.

No ato da matrícula as mães eram sensibilizadas sobre a importância do ato de amamentar . “Junto às professoras, demos início ao mapeamento dos bebês que ainda mamavam e procuramos entender os processos que levaram à interrupção do ato de amamentar os bebês”, disse a Coordenadora Pedagógica, Tamirys Maderi. “Foi um processo tanto de sensibilização das mães quanto do corpo docente. No início, apenas duas mães compareciam, mas, logo depois, o grupo foi ampliado para dez, o que já era uma grande vitória”.

Para chamar a atenção de outras mães, a unidade promoveu o evento “Amamentação por Amor” que contou com uma médica para tirar dúvidas sobre como tirar o leite para ser congelado, sobre a pega do bebê no peito da mãe, por exemplo, além da apresentação de músicas que foram escolhidas pelas mães para o momento da amamentação.

Imagem de uma mãe com seu filho no colo.

Após a licença maternidade, que é um afastamento remunerado do trabalho a partir do oitavo mês de gestação, a farmacêutica Talita Santana, levou a pequena Rafaela, de cinco meses, para a creche. “Eu não queria desmamar minha bebê e achei importante ter a possibilidade de amamentá-la no ambiente escolar. Fora todo o benefício que a amamentação produz na saúde da minha filha, ainda funciona como um momento só nosso, ainda que estejamos rodeadas de outras pessoas”, disse.

Daiane explicou que as mães que tem disponibilidade de ir à creche durante o dia para amamentar seus bebês são bem acolhidas e que o próximo passo é ampliar o projeto para armazenar leite materno para dar às crianças ao longo do dia, no caso das mães que não podem ir à unidade. “As mãezinhas já procuram a escola e chegam sabendo que serão acolhidas e isso nos deixa muito felizes“, disse complementando que as mamães tem total liberdade para escolher o ambiente onde querem amamentar seu bebê, que pode ser a área verde do jardim, o cantinho especialmente preparado ou ainda a sala de aula, junto com as professoras.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da cidade de São Paulo tem investido em conscientização dos funcionários dos Centros de Educação Infantil (CEI) sobre a importância da amamentação e boas práticas para acolher as mães nas unidades.

Imagem de uma mãe com sua filha no colo.

CEI Amigo do Peito – Centro de Educação Infantil Amigo do Peito – é uma campanha que tem como objetivo incentivar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino, a fim de garantir o direito do bebê a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Destina-se aos Centros de Educação Infantil da rede direta e parceira da cidade de São Paulo e possui caráter exclusivamente educativo.

 

Confira apostila sobre Leite materno nos CEIs aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Sala Spcine No Ceu

Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs

Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas em uma mesa de reunião

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025

Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.516