Notícias

Caminhos possíveis de um educador

Professora incentiva alunos a desafiar os limites do conhecimento

Publicado em: 08/08/2017 16h20 | Atualizado em: 30/11/2020

caminhos_educador_740_x_430.jpg
A Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Nágila Euclides da Silva Polido, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Des. Achilles de Oliveira Ribeiro, localizada em São Mateus, na região leste, tem uma relação direta com os livros desde a época de estudante. Como ex-aluna da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a sala de leitura fez a diferença em sua formação como leitora.
“Como boa parte da população na época, eu também não tinha acesso à biblioteca pública e não possuía as habilidades requeridas para a pesquisa bibliográfica. Minha formação como leitora passou pela vivência e as atividades na sala de leitura, por meio dos livros do acervo da escola que eram utilizados naquele espaço ou os que tomava por empréstimo”, relata Nágila.
Com o incentivo à leitura, a Professora foi cursar Letras na Universidade de São Paulo – USP. Quando estava concluindo o curso, em uma das atividades na disciplina de Metodologia de Língua Portuguesa, sua professora incentivou-a a fazer Mestrado e desenvolver uma pesquisa.

A pesquisa desenvolvida durante o mestrado na Faculdade de Educação-USP foi um estudo exploratório da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que ofereceu à professora subsídios para avançar nas reflexões sobre leitura.
E foi neste período, em 1999, que Nágila ingressou na EMEF Des. Achilles de Oliveira Ribeiro, por meio de um concurso para Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Letras, “uma escola com bom desempenho dos alunos e professores”, segundo a professora.
A partir de 2004, quando foi designada POSL, Nágila relata que os desafios nesta função se ampliaram, indo além dos limites entre a Sala de Leitura e os componentes curriculares, já que as mudanças nas concepções de educação e leitura alteraram sua organização e funcionamento.
Formação de jovens leitores – O natural desenvolvimento das necessidades levou-a a ingressar no doutorado, permitindo uma perspectiva mais abrangente. O objetivo deste estudo foi o de contribuir para a investigação sobre a organização e funcionamento de espaços e salas de leitura no favorecimento à formação de jovens leitores na escola pública.
Nágila acredita que a formação de um aluno-leitor será satisfatória quando o mesmo se apropriar da leitura na diversidade de linguagens e suportes disponíveis, o que requer, ao educador, disposição de enfrentar o desconhecido e buscar a interação com os demais componentes curriculares e parcerias com museus, bibliotecas e outras instituições.
Desta forma, em parceria com instituições que disponibilizam gratuitamente a entrada e o transporte dos alunos, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu da Língua Portuguesa (MLP) e o Centro de Cultura Judaica, além das visitas educativas contempladas nos projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, a professora desenvolve, desde 2011, projetos que promovem a melhor proficiência leitora.
Dentre estes projetos estão o Projeto de Integração ESCOLA-MUSEU, com participação promovida pelo Museu da Língua Portuguesa, denominada Inventar(i)ação: olhares para o patrimônio material e intangível no Bom Retiro, em outubro de 2013 e o Projeto Hyperlink 2014, realizado em parceria com o Museu da Imagem e Som (MIS) com o objetivo de estimular o olhar crítico e ampliar o repertório cultural dos alunos.
Notícias relacionadas: Projeto Hiperlink 2014

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259