Notícias

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral

O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil

Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020
brincando_jogando_740_x_430.jpg

Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.

Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.


Uma das páginas do livro de brincadeiras

Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três estudantes com uniforme da Prefeitura de São Paulo olham para a câmera enquanto brincam com gatinhos
Foto dos estudantes da Emef Gabriel Sylvestre com seu projeto do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA)
Planetário Do Ceu Parelheiros

Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul

Publicado em: 04/12/2024 5h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor
Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Publicado em: 04/12/2024 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 46 47 48 49 50 1.529