Notícias

Bate-papo #EstudanteTemVoz

Alunos de escolas municipais conversam sobre currículo com Secretário Alexandre Schneider

Publicado em: 13/06/2017 14h13 | Atualizado em: 04/05/2021
Bate_papo_EstudanteTemVoz_740_x_430.jpg

Com o objetivo de intensificar o diálogo entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e seus estudantes, ocorreu nesta sexta-feira, 9 de junho, o bate-papo #EstudanteTemVoz. A ação foi programada pelo Núcleo Técnico de Currículo (NTC) / Núcleo de Educomunicação e promoveu o encontro do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, com oito alunos de escolas municipais.

A conversa aconteceu na Biblioteca Pedagógica Profª Alaíde Bueno Rodrigues, situada na sede da SME. Entre os temas apontados pelos alunos estavam a importância da participação dos estudantes na construção do currículo, tecnologias nas escolas, atividades de educação integral, metodologias de ensino, violência e vulnerabilidade social dos estudantes.

No bate-papo, Schneider enfatizou que “nesta construção do currículo, aquilo que vocês colocaram nas pesquisas, nas assembleias, nas reuniões, serão objetos da demanda do currículo e objeto do próprio currículo. A participação de vocês, quanto maior ela for, mais vai fazer com que a escola se aproxime dos anseios dos estudantes. A gente existe pra isso, não é pra outra coisa. O estudante não existe pra escola. A escola é que existe para o estudante. A gente precisa fazer esta reflexão e só vamos conseguir fazer se estivermos juntos, os estudantes, os professores, a Secretaria, os pais e a sociedade. Com certeza nós teremos uma escola melhor do que temos hoje”.

A ação faz parte de uma série de outras iniciativas de diálogo da SME com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre escola, aula e rotina de aprendizado. Os questionamentos e respostas dos alunos contribuirão para a construção do currículo da Rede Municipal de Ensino.

Entre a programação de escuta dos estudantes estão os bate-papos nas Unidades Educacionais sobre o Currículo e o acesso ao aplicativo Imprensa Jovem com questões referentes à mesma temática. Para acessar o aplicativo, os estudantes podem utilizar o laboratório de Informática da escola ou smartphones clicando neste endereço: app.vc/imprensajovem

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189