Notícias
Bandas de Escolas Municipais de Ensino Fundamental se reúnem para abertura de Seminário Regional
Evento contou com a integração entre os projetos de Coral e Banda da EMEF Lourenço Filho e Banda da EMEBS Lucie Bray
Publicado em: 04/10/2019 10h59 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho
No dia 16 de setembro aconteceu a abertura dos “Seminários Regionais – Educação em Direitos Humanos: Projeto Respeitar é Preciso”, que tem por objetivo estimular profissionais da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo a pensarem caminhos para a construção de práticas educativas e de experiências cotidianas pautadas nos direitos humanos. A ação é promovida em parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SME), Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU), Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP) e Instituto Vladimir Herzog.
Em sua abertura, o evento contou com a apresentação da banda “Música do Coração e do Silêncio”, composta por alunos com deficiência auditiva da EMEBs Lucie Bray e alunos do projeto de banda e coral da EMEF Lourenço Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé. Os alunos encantaram a todos com a apresentação de diversas músicas, demonstrando o respeito às diferenças.
“Não pude conter minhas lágrimas quando estava registrando o momento, muito obrigada por isso!”, comentou a aluna Julia Ramos Ferreira, do 8º ano, da EMEF Lourenço Filho, que fazia parte do evento registrando os momentos para o projeto Imprensa Jovem.
Em seguida, para a mesa de abertura foram convidados ao palco Rogério Sottili, Diretor Executivo do Instituto Vladimir Herzog e Raphaella Burti, Coordenadora dos CEUs e da Educação Integral da SME, que deixaram suas mensagens a respeito do trabalho desenvolvido em todo o período de parceria.
Na sequência, o “Slam do Riva”, das EMEFs Professor Rivadávia Marques Junior e Claudio Manoel da Costa da Diretoria Regional de Educação São Mateus, explicou os objetivos e práticas do slam, assim como de que forma eles podem mudar o comportamento do adolescente e influenciar toda a sociedade. Em seguida, poesias foram declamadas pelas alunos Ana Carolina, Sara, Mirela, Marina e Hiago. A apresentação foi um momento de reflexão sobre valores, violência, sociedade, depressão, suicídio, adolescência e a vida.
Logo após, o educador, filósofo, escritor e professor universitário Mario Sergio Cortella discursou sobre o impacto dos valores e preconceitos nas relações interpessoais. A palestra propôs a reflexão sobre o respeito às diferenças.
A Imprensa Jovem da EMEF Lourenço Filho teve a oportunidade de entrevistar Cortella, Sottilli, e o grupo Slam do Riva.
Para conferir as entrevistas acesse:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe Mutirão Migrante na região da Penha
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Violentômetro estimula reflexão sobre violências no ambiente escolar
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026
Secretaria Municipal de Educação
EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro
Secretaria Municipal de Educação
SME abre cadastro para contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos CEUs
Relacionadas
CEU Carrão recebe Mutirão Migrante na região da Penha
Publicado em: 16/09/2026 11h06 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Violentômetro estimula reflexão sobre violências no ambiente escolar
Publicado em: 16/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026
Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro
Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação