Notícias

Atletas inspiram estudantes a praticar marcha atlética em vídeo encaminhado à escola municipal

Depoimentos dos três principais nomes da marcha atlética brasileira masculina gravado em Tóquio ajudaram professora a combater preconceito sobre o esporte; confira o vídeo

Publicado em: 11/08/2021 9h04 | Atualizado em: 11/08/2021

 Marcha Atletica 02 Depois de sentir que havia um certo preconceito sobre a prática da marcha atlética, durante as aulas de Educação Física em que trabalhava o tema, a professora Camila dos Anjos Aguiar resolveu entrar em contato com a Federação Brasileira de Atletismo para que a ajudassem a obter depoimentos de algum atleta deste esporte. Para sua surpresa, Camila recebeu vídeos diretamente do Japão dos três principais nomes da marcha atlética brasileira masculina, Caio Bonfim, Lucas Mazo e Matheus Corrêa. 

No vídeo, os atletas falaram que ainda há preconceito sobre a maneira que movem o quadril enquanto marcham e da importância de valorizar esta modalidade, que é um esporte olímpico desde 1.900. Os estudantes também aprenderam que os competidores de longa distância podem marchar entre 20 e 50 quilômetros em uma prova, e que isso demanda muito treino e preparo físico. Assista ao vídeo dos atletas:

Camila leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio Dias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó. Durante suas aulas de Educação Física, ao trabalhar com as turmas de 8º ano sobre as modalidades do atletismo, a professora Camila dos Anjos Aguiar percebeu certo preconceito entre os jovens sobre a prática da marcha atlética. Ela conta que, apesar de contextualizar a modalidade à história das olimpíadas, percebeu resistência e falas homofóbicas durante a atividade.

Por trabalhar alinhada à perspectiva da Educação Física Cultural, Camila aproveitou a oportunidade para tratar de questões que vão além do esporte propriamente dito. Entrou em contato com a Federação Brasileira de Atletismo para que a ajudassem a obter depoimentos de algum atleta deste esporte e, para sua surpresa, recebeu vídeos diretamente do Japão dos três principais nomes da marcha atlética brasileira masculina, Caio Bonfim, Lucas Mazo e Matheus Corrêa. 

estudantes praticam Marcha Atlética

A professora conta que após assistirem ao vídeo enviado pelos atletas os estudantes passaram a valorizar um pouco mais essa modalidade e que, juntamente aos funcionários da escola, também produziram um material de agradecimento. “Trabalhei no sentido de perceber a maneira como os alunos enxergam os diferentes grupos culturais para superar falas preconceituosas e proporcionar experiências que qualifiquem as suas práticas corporais”, enfatiza a educadora física. 

Assista ao vídeo produzido pela escola.

Camila é professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação desde 2008 e leciona na EMEF Marcílio Dias desde 2018. É participante do grupo de pesquisa de Educação Física Cultural da Universidade de São Paulo (USP). . 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Fab Lab Livre SP está com a agenda aberta a oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426