Notícias

Ampliação do retorno presencial: confira materiais didáticos de apoio aos professores

Vídeos foram produzidos pela Coordenadoria Pedagógica

Publicado em: 02/08/2021 13h09 | Atualizado em: 03/08/2021

Com o retorno presencial ampliado e a necessidade de revezamento dos estudantes na Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a Coordenadoria Pedagógica planejou, organizou e disponibilizou alguns materiais didáticos e orientações que têm o objetivo de apoiar o trabalho desenvolvido por professores nesse período de tantos desafios.

Sabemos que muitos gestores e professores planejaram juntos diversas formas de revezar e atender os estudantes presencial e remotamente. Nesse sentido, considerando que a atividade de revezamento pode suscitar muitas dúvidas, produziu-se um vídeo que amplia, ratifica e norteia ações necessárias para o planejamento de uma rotina que atenda a esse desafio inédito dos tempos vividos:

A ideia de revezamento, que convoca termos recorrentes dos dias atuais, tais como: “ensino presencial”, “ensino remoto” e “ensino híbrido”, também foi e será objeto de discussão nas Unidades Educacionais. O ensino remoto, normalmente confundido com o modelo síncrono (ao vivo) de aulas, foi discutido, ampliado e problematizado no vídeo a seguir, o qual, além de evidenciar algumas diferenças a esse respeito, permite o reconhecimento do que, de fato, é o ensino híbrido e como essa metodologia pode ser uma aliada no planejamento de rotinas de revezamento. Destaca-se que o ensino remoto, uma urgência que surgiu com a situação pandêmica do coronavírus, não se dá mediado apenas pelas tecnologias digitais. Há outros modos de garantir que o remoto aconteça:

As rotinas de planejamento, o revezamento, o ensino presencial, o remoto e o híbrido constituem-se como esforços organizacionais e metodológicos que perseguirão duas atividades desafiadoras da educação nos próximos meses e anos, quais sejam: a recuperação e a garantia das aprendizagens. Nos vídeos seguintes, os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que atuam no Ensino Fundamental encontrarão meios, materiais e atividades para apoiar suas aulas e o planejamento de ações que visem à consecução de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento priorizados com vistas à recuperação contínua e paralela:

Os vídeos, os materiais (impressos e virtuais), as rotinas de planejamento e as plataformas sugeridas constituem-se como repositório e acervo produzidos por profissionais da rede, incluindo professores das diversas regiões, e compõem o grande universo de recursos apoiam e inspiram práticas docentes e que ajudam a enfrentar esse momento altamente desafiador para a educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.
O Secretário Adjunto De Educação, Samuel Ralize, Participou De Reunião Com Os Sindicatos Para Organizar Calendário De Reniões Com Assuntos Prioritários

SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários

Publicado em: 14/07/2025 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.540