Notícias
Alunos de TCA da EMEF Almirante Tamandaré visitam mostra sobre arte boliviana
Alunos do 9º ano foram ao Sesc Bom Retiro conhecer um pouco mais sobre a cultura boliviana e explorar outros territórios da cidade
Publicado em: 07/05/2018 13h37 | Atualizado em: 30/11/2020
Por Imprensa Jovem Rádio Calafrio
Nos dias 18, 19 e 20 de abril, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), localizada na Vila Maria Alta, foram visitar a mostra de arte contemporânea “Travessias Ocultas – Lastro Bolívia” no Sesc Bom Retiro. Essa visita faz parte das orientações da professora Carolina Cortinove, uma das responsáveis pela orientação do Trabalho Colaborativa de Autoria (TCA) que será apresentado até o final do ano.
Oito artistas brasileiras (Denise Alves-Rodrigues, Fernanda Porto, Isadora Brant, Julia Franco Braga, Laura Berbert, Patrícia Araújo, Jonas Van Holanda e Valentina D’Avenia) e duas curadoras (Beatriz Lemos e Catarina Duncan) percorreram cinco cidades bolivianas entre 2016 e 2017, e também tiveram contato com a comunidade boliviana de São Paulo. Dessa interlocução e pesquisa in loco resultaram os trabalhos que retratam vários olhares sobre essas regiões e povos. “Eu gostei de um vídeo em que havia uma mulher tentando mover uma montanha. Ela conseguia baixar a montanha, conseguia mover do lugar com uma pedra que eles usam bastante por lá”, falou a aluna Raquel Santos. Já para a aluna Letícia Cordeiro o que chamou mais atenção foi uma máquina que sabia a resposta das perguntas: “nós pegamos um papel e questionamos se iria acontecer a 3ª Guerra Mundial, depois colocamos dentro da máquina, giramos uma manivela e saiu um cartão escrito ‘sim’!”.
Além de desenvolver a pesquisa, as relações interpessoais e o conhecimento científico, o TCA visa estimular a prática de intervenções sociais, seja na escola, no bairro ou na cidade, a fim de promover alguma mudança positiva na realidade.
“A exposição foi importante para ampliar o conhecimento sobre a Bolívia a partir da perspectiva da arte. Durante a mediação da exposição, os estudantes se confrontaram com suas visões estereotipadas sobre a população boliviana, a valorização da cultura norte-americana em detrimento das culturas latino-americanas e indígenas. Também puderam ampliar seu repertório sobre a cultura e os costumes de outro país e seu repertório sobre arte contemporânea com inúmeras linguagens artísticas como fotografia, colagem, audiovisual, texto poético etc”, explicou a professora da Sala de Leitura Carolina Cortinove.
A mostra segue até o dia 6 de maio.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar
Ensino Fundamental e Médio
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
CEU e COCEU
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Informática Educativa
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
CEU e COCEU
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Relacionadas
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Publicado em: 06/11/2025 12h10 - em CEU e COCEU
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Publicado em: 06/11/2025 10h32 - em Bom de Prova
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Publicado em: 05/11/2025 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Olho na COP 30: Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade
Publicado em: 05/11/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Série “Diálogos Formativos” promove reflexão sobre liderança e identidade na construção da política educacional
Publicado em: 05/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação