Notícias

Alimentação saudável é tema de projeto desenvolvido na EMEI Professor Henrique Ricchetti

Ações da unidade buscam desenvolver bons hábitos alimentares nos alunos

Publicado em: 09/05/2017 14h35 | Atualizado em: 30/11/2020
Alimentacao_saudavel_tema_projeto_EMEI_Professor_Henrique_Ricchetti_740_x_430.jpg

Com o objetivo de mostrar a importância de bons hábitos alimentares para os alunos, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Henrique Ricchetti desenvolve o projeto “Alimentação Saudável”.

“O trabalho com o tema é muito importante já que temos o autosserviço na hora da refeição e sentimos a necessidade de envolver as crianças, os familiares e a equipe da escola, para que a hora da refeição seja um momento social, prazeroso e significativo para as crianças”, disse Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade. “A intenção do projeto é possibilitar ações educativas que beneficiem as crianças e suas famílias a desenvolverem e compartilharem os hábitos saudáveis de alimentação”, concluiu.

Durante os horários coletivos, Professores e Coordenadora conversaram sobre a importância de estimular nos pequenos o gosto por diversos alimentos e decidiram montar uma cesta com diferentes legumes e verduras para que as crianças tivessem a oportunidade de degustar esses alimentos. Em outro momento, as crianças puderam montar seu lanche natural de acordo com suas preferências.

Diversas ações pedagógicas foram planejadas pela equipe da unidade. Foram lidas histórias que envolvem a comida e seu preparo, como “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belink e “O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes. Também foi realizada a encenação de uma peça teatral baseada na obra “Sopa de Pedra de Pedro Malasartes” quando, no final, foi servida uma sopa para que as crianças pudessem ampliar o conhecimento e a aceitação dos alimentos.

“Sentimos a necessidade de realizar reuniões de formação com a equipe da cozinha onde falamos, principalmente, sobre a importância da apresentação das comidas no ’rechaud’, promovendo a consciência de que elas também são parte fundamental para o processo educativo das crianças”, afirmou Adriana.

Família na Escola – A comunidade também foi convidada a participar do projeto. No evento, chamado “Dia da Família na Escola”, os familiares dos alunos puderam participar de oficinas cujas receitas foram fruto da pesquisa das professoras como bolo de couve, sucos naturais, wafer colorido, vitamina de banana com aveia, salada crua com beterraba e cenoura, salada de frutas, espetinho de frutas, patês de berinjela, alho e atum. Ao final do evento, todos foram para a parte externa da EMEI e puderam degustar as receitas preparadas.

Adriana explicou que o próximo desafio é implementar o projeto Horta na Escola para plantar frutas, verduras e legumes com as crianças para que elas possam aprender e vivenciar os cuidados com a terra, a horta, com a colheita e saborear essas hortaliças.

Conheça a receita do bolo de couve

4 ovos inteiros
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
3 folhas de couve
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de fermento
Modo de Preparo
Bater os ovos, o açúcar, o óleo e a couve no liquidificador. Despejar em uma tigela e misturar a farinha de trigo e o fermento.
Colocar em uma forma untada com óleo e farinha de trigo e levar para assar em forno médio por, aproximadamente, 40 minutos.

Confira galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.655