Notícias

Alimentação saudável é tema de projeto desenvolvido na EMEI Professor Henrique Ricchetti

Ações da unidade buscam desenvolver bons hábitos alimentares nos alunos

Publicado em: 09/05/2017 14h35 | Atualizado em: 30/11/2020
Alimentacao_saudavel_tema_projeto_EMEI_Professor_Henrique_Ricchetti_740_x_430.jpg

Com o objetivo de mostrar a importância de bons hábitos alimentares para os alunos, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Henrique Ricchetti desenvolve o projeto “Alimentação Saudável”.

“O trabalho com o tema é muito importante já que temos o autosserviço na hora da refeição e sentimos a necessidade de envolver as crianças, os familiares e a equipe da escola, para que a hora da refeição seja um momento social, prazeroso e significativo para as crianças”, disse Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade. “A intenção do projeto é possibilitar ações educativas que beneficiem as crianças e suas famílias a desenvolverem e compartilharem os hábitos saudáveis de alimentação”, concluiu.

Durante os horários coletivos, Professores e Coordenadora conversaram sobre a importância de estimular nos pequenos o gosto por diversos alimentos e decidiram montar uma cesta com diferentes legumes e verduras para que as crianças tivessem a oportunidade de degustar esses alimentos. Em outro momento, as crianças puderam montar seu lanche natural de acordo com suas preferências.

Diversas ações pedagógicas foram planejadas pela equipe da unidade. Foram lidas histórias que envolvem a comida e seu preparo, como “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belink e “O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes. Também foi realizada a encenação de uma peça teatral baseada na obra “Sopa de Pedra de Pedro Malasartes” quando, no final, foi servida uma sopa para que as crianças pudessem ampliar o conhecimento e a aceitação dos alimentos.

“Sentimos a necessidade de realizar reuniões de formação com a equipe da cozinha onde falamos, principalmente, sobre a importância da apresentação das comidas no ’rechaud’, promovendo a consciência de que elas também são parte fundamental para o processo educativo das crianças”, afirmou Adriana.

Família na Escola – A comunidade também foi convidada a participar do projeto. No evento, chamado “Dia da Família na Escola”, os familiares dos alunos puderam participar de oficinas cujas receitas foram fruto da pesquisa das professoras como bolo de couve, sucos naturais, wafer colorido, vitamina de banana com aveia, salada crua com beterraba e cenoura, salada de frutas, espetinho de frutas, patês de berinjela, alho e atum. Ao final do evento, todos foram para a parte externa da EMEI e puderam degustar as receitas preparadas.

Adriana explicou que o próximo desafio é implementar o projeto Horta na Escola para plantar frutas, verduras e legumes com as crianças para que elas possam aprender e vivenciar os cuidados com a terra, a horta, com a colheita e saborear essas hortaliças.

Conheça a receita do bolo de couve

4 ovos inteiros
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
3 folhas de couve
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de fermento
Modo de Preparo
Bater os ovos, o açúcar, o óleo e a couve no liquidificador. Despejar em uma tigela e misturar a farinha de trigo e o fermento.
Colocar em uma forma untada com óleo e farinha de trigo e levar para assar em forno médio por, aproximadamente, 40 minutos.

Confira galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um tablet e duas mãos, uma segurando o aparelho e outra em movimento de tocar a tela.

Ciclo da escuta ativa continua nesta segunda-feira com as DREs Pirituba e Penha

Publicado em: 24/09/2021 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Criativos Na Escola

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições para trabalhos do ciclo autoral

Publicado em: 23/09/2021 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Educação convoca para escolha de escola mais aprovados em concurso

Publicado em: 23/09/2021 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191