Notícias
Acolhimento afetuoso: EMEI Marialice Mencarini Foracchi prepara ação especial para crianças no momento da matrícula
Iniciativa criou cartas personalizadas para acolher e integrar as crianças e famílias que se preparam para o próximo ano letivo
Publicado em: 18/12/2023 18h28 | Atualizado em: 23/01/2025
Crianças e professoras da EMEI Marialice Mencarini Foracchi, da DRE Capela do Socorro, em um gesto de carinho, criam carta personalizada com mensagens em áudio, vídeo e, até um toque especial, um potinho com areia do parque, para as crianças que passarão a frequentar a unidade em 2024.
O envelope é entregue no momento em que as famílias efetuam a matrícula para o próximo ano letivo. A ideia para a iniciativa surgiu em uma conversa em que as professoras realizaram um levantamento sobre o que os pequenos gostariam de enviar para as crianças que passarão a frequentar a unidade em 2024.

Entre as respostas estava mandar um pedacinho da árvore, um pouquinho de areia do parque, fazer um vídeo, um áudio, entre outros. A partir dessas informações e das conversas com os pequenos, surgiu a ação de acolhimento para as famílias e crianças que fazem a matrícula.
O resultado foi a confecção de uma carta com mensagens em formato de áudio, vídeo e até um potinho com um pouquinho da areia do parque. O envelope contém uma folha de papel com QR Codes que direcionam para as diferentes mensagens:
QR Code “Espaços para brincar e aprender” é um vídeo com os espaços como o portão de entrada e a fachada da escola, parque, refeitório, as salas, espaço da natureza com terra e brinquedos não estruturados, horta, campinho de terra, redário e ateliê de artes na área externa.
QR Code “Barulhar cotidiano” contém o áudio com os sons de algumas rotinas da escola que despertam a atenção e aguçam a curiosidade. São eles: barulhos de máquina, pacotes sendo abertos, conversas das crianças que chamam a professora, versos como “bate o pé, bate a mão, deixa areia no chão” para sair do parque, sons de água que parecem sair de uma torneira, entre outros.
QR Code “Desejo das crianças para os novos amigos” começa com a pergunta feita pela professora: “Quando colocaram areia no potinho, o que desejaram para as novas crianças?”. As respostas são desejos de que os amigos sejam muito felizes, que brinquem muito, que na escola tem muito amor, que os amigos fiquem bem e até de fazer uma surpresa.

A cartinha contendo essas mensagens especiais, é acompanhada do potinho de areia do parque, e são entregues às crianças durante o momento de matrícula, na presença de suas famílias. Uma lembrança significativa para marcar o início dessa nova jornada.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação
Secretaria Municipal de Educação
Entenda os critérios para a seleção das 25 escolas prioritárias
Relacionadas

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Publicado em: 13/05/2025 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Publicado em: 10/05/2025 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025
Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação