Língua Portuguesa – EJA

A escola e os espaços de oferta da EJA e mesmo as aulas de Língua Portuguesa se transformaram em territórios de intensificação das diferenças linguísticas e culturais, sendo necessária a ampliação de perspectiva na construção curricular.

O ensino do português brasileiro, nesse sentido, precisa ser comprometido com a construção de conhecimentos, valores, habilidades e atitudes que permitam a participação – de estudantes, mas também dos professores – na vida pública, em suas esferas política, econômica (cuja expressão mais direta é o mundo do trabalho), bem como na vida cultural e social, no fortalecimento dos laços comunitários, como alternativa possível à crescente exclusão e ao enfrentamento de preconceitos e discriminações diversas.

Nessa direção, a Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta um currículo fundamentado em planejamentos personalizados a partir de esferas discursivas inerentes ao contexto, permitindo, assim, que os professores tenham maior liberdade na seleção dos textos e de outros suportes pedagógicos no sentido de que a aprendizagem ocorra. Cabe enfatizar, ainda, que tal proposta organizacional além de ter uma preocupação estritamente didática, tem a intenção de contribuir para que os docentes alfabetizadores e de Língua Portuguesa consigam pensar em suas práticas pedagógicas como sistemas abertos, que lhes permitam, desse modo, pensar e agir com maior autonomia em face da realidade educativa que vivenciam.


Cc Eja Lingua Portuguesa

Língua Portuguesa – EJA (PDF)