História – EJA

A aprendizagem de História se inscreve numa concepção de educação emancipadora e permanente (BRASIL, 2000) e, para tal, necessita realizar um diálogo com os conhecimentos prévios, com as noções trazidas pelos estudantes sobre o conhecimento histórico a partir de suas vivências sociais e culturais. O estudante jovem e adulto traz consigo uma série de saberes estruturados, modelos de mundo, compreensão de fatos e valores consolidados. É, pois, por meio de uma ação continuada que o processo educativo se realiza, em um constante dialogar com os conhecimentos prévios, para que se possa ampliar a capacidade de interpretação da realidade por meio de procedimentos como a leitura, o estudo, a reflexão, a pesquisa e a intervenção no meio e na sociedade.

A História deve contribuir para que a cidadã e o cidadão que enfrentam um cotidiano desafiador, complexo e intrincado possam atribuir sentidos à sua existência e compreender que o acontecer humano se faz no tempo e no espaço, questionando-se permanentemente suas vivências pessoais, sociais e cotidianas. Fundamental para se compreender o momento presente e ter condições de interpretar o mundo de forma autônoma.

Cc Eja Historia

História – EJA (PDF)