
Nos meses de outubro e novembro, parte dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino fará provas que verificam como está a situação da Educação em nossa cidade, estado e país.
Ao todo, são 3 avaliações, cada uma delas com objetivos diferentes:
A Prova São Paulo, voltada para todos os estudantes das escolas municipais da cidade de São Paulo, cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Além de avaliar a rede, ela disponibiliza resultados individuais por estudante. Acontece entre os dias 21 e 23 de outubro.
O SAEB, que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro, é destinado para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, analisando o desempenho em todo o Brasil.
Já o SARESP, que envolverá estudantes do 2º e 5º ano, avalia a educação no estado de São Paulo e será aplicada no dia 18 de novembro.
O Provão Paulista Seriado é uma avaliação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que oferece aos estudantes do Ensino Médio da rede pública mais uma oportunidade de ingressar nas melhores universidades e faculdades paulistas. Será aplicada em novembro.
Sobre as Avaliações
As avaliações externas, como a Prova São Paulo, o SAEB e o SARESP, não contam como nota para aprovação ou reprovação dos estudantes, mas têm um papel muito importante. Elas servem para mostrar como está a aprendizagem em cada escola e em toda a Rede de Ensino, ajudando professores, gestores e a Secretaria de Educação a planejarem ações que melhorem a qualidade da educação.
Quando os estudantes participam e se dedicam nessas avaliações, eles contribuem para que a escola tenha um retrato mais fiel do que já foi aprendido e do que ainda precisa ser reforçado. Ou seja, é uma forma de dar voz aos alunos, mostrando os avanços e apontando caminhos para que todos possam aprender ainda mais.
